Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/10/2017 19h40

CBH Piracicaba cria Grupo de Trabalho para monitorar o rio

Compartilhe

Após inúmeras denúncias repercutidas pela imprensa,  (Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio – Edições 228, 229 e 231 Bom Dia – O Diário do Médio Piracicaba) feitas por moradores ribeirinhos ao longo do Piracicaba e pela Cenibra, que culminou com uma ação do MPMG, o CBH Piracicaba resolveu, durante plenária da 72ª Reunião Ordinária do órgão, instituir e instalar um Grupo de Trabalho para análise e proposição de ações para o controle de turbidez no Rio Piracicaba.

O Grupo de Trabalho, denominado Grupo Qualidade, foi composto pelos seguintes membros: Fundação Relictos de Apoio ao Parque Florestal Estadual do Rio Doce José Ângelo Paganini; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira Jorge Martins Borges; Samarco Mineração S.A. Paulo Sergio Machado Ribeiro Filho; Vale S .A . Luiz Claudio de Castro Figueiredo; Celulose Nipo Brasileira S.A. Jacinto Moreira de  Lana; Ministério Publico do Estado de Minas Gerais Leonardo de Castro Maia; Instituto Mineiro de Gestão das Águas Regina Pimenta Assunção; Fundação Estadual do Meio Ambiente e Subsecretaria  de Fiscalização Ambiental da SEMAD.

Entre suas funções, O GT Qualidade deverá elaborar um Plano de Trabalho e apresentá-lo à Plenária do Comitê visando conhecer e analisar a situação real da qualidade da água no Alto Piracicaba e propor ações corretivas para sua adequação ao enquadramento definido na Bacia.

Ao final dos seus trabalhos, o GT deverá apresentar Relatório conclusivo à plenária do CBH Piracicaba-MG que será encaminhado aos órgão ambientais responsáveis, com o seguinte conteúdo mínimo: Diagnóstico da atual situação da qualidade da água e do seu monitoramento no alto rio Piracicaba, com destaque para o parâmetro da turbidez e pro-posta de ações corretivas e preventivas visando a melhoria da situação da qualidade da água evidenciada no alto rio Piracicaba, em especial com relação ao parâmetro da turbi-dez tendo como referencia a Deliberação Normativa COPAM  nº 09, de 19 de abril de 1994.

O grupo, que terá prazo de seis meses para apresentação dos seus trabalhos, contados a partir de sua primeira reunião, podendo ser prorrogado, terá como .canal de comunicação o CBH Piracicaba, onde a comunidade poderá acionar e ou interagir com o GT.

Para tanto, basta enviar mensagem através do e-mail contato@cbhpiracicabamg.org.br 

Fonte: Tribuna do Piracicaba - A Voz do Rio

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus