Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

11/08/2017 07h05

Centro de João Monlevade será vigiado por câmeras

Ação é fruto de parceria entre comerciantes, CDL e Polícia Militar

Compartilhe
Os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de João Monlevade, Luiz Carlos Valente e Caril Wellis de Paula Santos, e o sargento Daniel, da Polícia Militar estiveram reunidos recentemente onde foi apresentado um estudo de viabilidade de utilização das imagens das câmaras de vigilância já instaladas nas lojas. As imagens captadas por elas serão transmitidas ao vivo para uma central da Polícia Militar.
 
O projeto é uma parceria entre comerciantes e a Polícia Militar da cidade, com apoio da CDL. Para a implantação do sistema foram adquiridos dois televisores e o sistema de internet para enviar as imagens em tempo real, até a central instalada no quartel da PM. Os comerciantes serão orientados a posicionem os equipamentos em direção à rua, para se ter uma cobertura maior.
 
Serão 24 câmeras cobrindo toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, em pontos estratégicos. Em caso de delitos, as imagens serão analisadas por um policial militar que irá direcionar as viaturas para a ocorrência. “As imagens também serão usadas de forma preventiva, ou seja, de modo que um operador direcione abordagens em indivíduos em atitude suspeita, por meio da verificação das câmeras em tempo real”, lembrou o capitão Felipe Gaigher, subcomandante da Polícia Militar, responsável pela coordenação do projeto.
 
Segundo o subcomandante, o sistema de vigilância por câmeras na cidade chegou a duas vertentes. Uma com os comerciantes e outra com a Prefeitura da cidade. “O projeto com os comerciantes é menos burocrático e com a divisão dos valores entre eles e o apoio da CDL, acaba ficando mais em conta”, disse o oficial.
 
Mesmo com o projeto com os comerciantes entrando em operação, o sistema a ser implantado em parceria com a Prefeitura vai continuará sendo estudado. Segundo Felipe Gaigher, o custo desse projeto fica em torno de R$ 40 mil.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus