Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

28/07/2017 07h58

Cineasta da vida real

Fala das Imagens: Em busca de imagens verdadeiras

Compartilhe

Olá amigos!

Aqui quem escreve é o João Freitas, cinegrafista e fotógrafo da Fala das Imagens. Para iniciar, me apresentarei rapidamente. Nasci em João Monlevade, cidade onde vivo hoje. O meu primeiro contato com a produção audiovisual foi quando morei no Rio de Janeiro em 2010. Produzia bandas em estúdio de gravação, fazendo videoclipes simples com os recursos básicos daquele tempo: câmera, notebook e muita inspiração.

Ao retornar para Minas Gerais no final de 2011 fiquei algum tempo distante da área artística. Entretanto, cada vez mais crescia em mim uma paixão incrível por registrar imagens, as quais aparentemente não possuíam sentido algum. De alguma forma já estava ali treinando formas de olhar e guardar as memórias.

Na busca de fazer os vídeos das bandas de forma diferenciada, me aprofundei ainda mais no final de 2013. Sem muito conhecimento ou experiência as dificuldades aconteciam, por exemplo, não conseguir equipamentos suficientes para o desenvolvimento técnico. Isso era compensado através da aprendizagem por meio de informações disponíveis na internet e workshops, onde eu acompanhava e ouvia outras pessoas.

Em 2014 a mudança aconteceu de fato e meu trabalho transitou para um lugar além das produções musicais.  Neste ano surgiu a oportunidade de registrar o primeiro casamento, uma linguagem completamente nova, séria e sem possibilidades de erro, embora existissem vários erros que hoje consigo perceber.

De lá pra cá não consigo mais ficar sem registrar momentos, é o que eu amo de verdade: a oportunidade de guardar os momentos vivenciados pelas pessoas, ser um “engenheiro de memórias” seja através dos filmes ou das fotografias. Com o passar do tempo podemos perceber onde é necessário melhorar, equilibrar ou buscar novas linguagens para continuar transparecendo em nosso trabalho o real sentimento das pessoas que estão sendo registradas.

Temos a consciência de que cada pessoa, casal e família que registramos são únicos, e nos procuram por confiar em nossos olhares para guardarmos momentos que além de passarem em um piscar de olhos, não se repetirão. Atualmente meu braço direito é o meu irmão André Freitas, pessoa que já conhece os detalhes que busco e tecnicamente evolui constantemente de uma forma incrível. Minha irmã, Mariana Freitas, nos acompanha nos eventos como assistente de luz, assim como eu acompanhava outros profissionais em 2012.

Não buscamos apenas fotografias bonitas, clichês e ganhadoras de curtidas em redes sociais. Procuramos ir além de premiações e de nosso próprio ego. Queremos contar de perto as histórias de forma verdadeira, próximos às pessoas. Esse é nosso diferencial. Não há satisfação ou prêmio maior do que ouvir a cliente dizer que “Assistindo o vídeo de casamento, eu senti algo tão incrível, eu senti a presença do meu Pai ali, senti de verdade” – frase de uma noiva que havia perdido o pai próximo da cerimônia de seu casamento.

Hoje em nossa cidade há profissionais fabulosos para todas as áreas. Temos o Jader do Studio JR, uma pessoa e fotógrafo excelente juntamente com sua esposa Rafaela, que considero uma das melhores fotógrafas de Newborn da cidade. Tem também o Bruno Guimarães, com seus fieis escudeiros Thalles Canaan e o Bebeto Guimarães. Bebeto, inclusive, uma das pessoas mais incríveis que tive e tenho o prazer de conviver. Além deles, há outros ótimos profissionais em João Monlevade, e o melhor disso é que há espaço para todos demonstrarem seus olhares através de seus registros.

Possuo uma parceria com Dário Ávila, fotógrafo e amigo de Belo Horizonte, cara sensacional que trabalha em uma linguagem bem próxima da minha, que é “contar histórias verdadeiras”. Buscamos registrar a realidade das emoções na vida das pessoas e temos um projeto que está nascendo para o ano de 2018.

Para conhecer o trabalho da Fala das Imagens vocês podem acessar o nosso site – www.faladasimagens.com – e também as redes sociais Instagram, Facebook e Vimeo – todas como Fala das Imagens.

No mais, seguimos o nosso caminho, registrando e contando histórias reais, de forma exclusiva. Cada casamento é feito como se fosse o nosso próprio casamento, que de fato é, pois entregamos o que gostaríamos de receber. Hoje em dia aquela paixão pela fotografia e filmagem virou amor, então será um prazer transmitir a sua história pelos nossos olhares e com muitas emoções, pois é o que sabemos fazer de melhor.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus