Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/07/2017 10h19

Estudante de Barão de Cocais é pré-selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro

Compartilhe
Da cidade de Barão de Cocais, o estudante da Escola Estadual Odilon Behrens, Matheus Miguel de Lima Onilis, é o único aluno da região do Médio Piracicaba pré-selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro, última etapa do programa. Ele e outros 31 representantes de Minas Gerais disputam oito vagas para representar o Estado na fase nacional, que acontece de 25 a 27 de setembro, em Brasília. Os estudantes pré-selecionados serão convocados por e-mail para fazerem sua inscrição no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de agosto.
 
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar, na Câmara dos Deputados. São, no total, 78 vagas, sendo 8 para o Estado de Minas Gerais. Para participar, os estudantes precisavam escrever um projeto de lei que tratasse da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas.
 
A jornada parlamentar ocorrerá do período de 25 a 29 de setembro de 2017, em Brasília. Os escolhidos empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre sua realidade. Somado à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos estudantes e o seu protagonismo político.
 
A pré-seleção, realizada pela SEE, seguiu os critérios e diretrizes gerais estabelecidos pela Câmara de Deputados.A 14ª edição do PJB é promovida pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus