Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

24/04/2017 15h06

Conscientizar para evitar roubos. Esta é proposta de campanha da PM

Compartilhe
A Polícia Militar vai lançar campanha educativa com intenção de coibir roubos e furtos na área central de João Monlevade. O assunto foi levantado pelo o major André Pedrosa do Rosário, comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, em reunião na semana passada com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de João Monlevade (Consep), Setor 1 e com a Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade, (Acimon).
O comandante explicou que João Monlevade foi dividida em três setores. O Setor 1, onde atua o Consep Setor 1, é responsável pela região central (comércio e repúblicas estudantis), o Setor 2 abrange os bairros nas imediações do Posto da Rede Graal, e o Setor 3 engloba os bairros próximos à Arcelor Mittal (faculdades e repúblicas). 
 
“Sentimos muita dificuldade no Setor 1, onde são registrados o maior número de incidências de roubos de celulares. Equipamento bastante visado pelo fato de estar sempre às mãos do cidadão nas ruas e ter valor”, informou o major André Pedrosa. Para ele, a incidência é maior devido à ação dos pequenos infratores e, por isso, surge a necessidade de uma campanha junto à comunidade. “Vamos orientar o cidadão, para que ele evite se tornar uma vítima desses infratores.
 
Principalmente em pontos de ônibus ou andando distraidamente pelas ruas”, diz ele.
Dentro da campanha educativa, ainda haverá ações nas mídias por meio de parcerias para divulgação em outdoors, busdoors e inserções em rádios e outros veículos de comunicação. As mídias sociais também serão largamente utilizadas pela polícia, segundo o major. No caso do Whatsapp, já estão sendo disparadas mensagens com chamadas que despertam a atenção do receptor, acompanhadas de imagens instrutivas. “Estamos tentando utilizar policiais à paisana para abordagens às pessoas e as orientando sobre como se protegerem dos pequenos infratores, além de especializar os policiais atuantes no Setor 1 e o próprio Consep Setor 1. E também do Setor 2 e 3”, contou o major.
 
Veículos em estado de baixa
 
Dentro das necessidades levantadas pelo major André Pedrosa, está a mais urgente em sua opinião, que seria voltar para as ruas com os veículos que no momento se encontram em estado de baixa (parados), por falta de manutenção. Segundo ele, os veículos que em sua maioria já estão rodando há cinco anos ou mais, já sofrem depreciação natural. Mas que as peças não, e para isso é preciso que os recursos voltados para o serviço de manutenção acompanhem esse reajuste do mercado de autopeças. “Nosso maior gasto hoje é com manutenção. As motocicletas já são mais fáceis de dar a manutenção, por terem um custo mais barato. Já as viaturas são complicadas. No momento, possuímos três a quatro veículos de grande porte baixados por isso”, lamentou ele.
 
Em seguida, o membro do Consep Setor 1, Hamilton Siqueira, sugeriu que a PM passasse para o conselho uma relação desses veículos rebaixados, o motivo, e como sanar o problema. A ideia é que o Consep Setor 1 consiga abrir uma conta e angariar verbas que possam ser destinadas, no primeiro momento, para a manutenção desses veículos, permitindo que os mesmos voltem à ativa.
O presidente do Consep Setor 1, Saulo Amaral do Nascimento, reafirmou a parceria com a PM e enfatizou que o encontro atingiu o objetivo que era o de conhecer melhor a dinâmica do trabalho realizado pela Polícia Militar e identificar suas maiores necessidades para manter a infraestrutura e operacional. “Quero deixar bem claro que o Consep está aqui à disposição para ajudar”, enfatizou.
 
A Acimon é parceira e grande incentivadora do Consep Setor 1, com cessão de sala para realização de reuniões do conselho e demais apoios necessários ao sucesso de suas ações no município. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus