Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

03/04/2017 09h30

Ideias inovadoras de educadores são selecionadas em Santa Bárbara

03/04/2017 09:29

Compartilhe
A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação, realizou ontem (30) uma noite de apresentações de projetos elaborados pelos professores da Rede Municipal de Ensino. A proposta partiu do prefeito Leris Braga, no primeiro dia letivo do ano. Para o desenvolvimento das ideias, ele sugeriu aos docentes que respeitassem três pontos: inovação e sustentabilidade, viabilidade econômica e a possibilidade de ser transformado em política pública.
 
Os projetos envolveram ideias como: reaproveitamento do óleo para fabricação de sabão ecológico; produção de medicamentos por meio de plantas medicinais; sistema de aproveitamento de água da chuva; sistema de avaliação on line; núcleo de artes, tecnologia e esportes; programa de saneamento ecológico; revitalização da biblioteca pública municipal; potencialização das habilidades dos familiares de alunos, estimulando o empreendedorismo; inclusão social por meio de uma horta; energia fotovoltáica; suplemento para alimentação escolar de excelência; educação inclusiva e um núcleo de atendimento ao professor.
 
A banca julgadora questionou e avaliou as 16 ideias que partiram de nove escolas da rede, da Creche e do Centro de Apoio Psicopedagógico (Capp) para, ao final, selecionar as três que melhor se adequaram a proposta de desenvolvimento do projeto. 
 
Os vencedores foram os projetos Sistema de aproveitamento de água da chuva das professoras Alessandra Cássia do Nascimento, Márcia Cristina Ferreira Guzzo, Maria Aparecida da Cruz Rocha, Silvana Aparecida de Oliveira, Ivani Auxiliadora Teixeira, Dayse Alves de Souza Ribeiro, Thaís Cristina Félix Teixeira e Simone Queirós Oliveira; a Revitalização da Biblioteca Pública Municipal integrada com as da Rede Municipal de Santa Bárbara, desenvolvido pelas docentes Elen Camilo Caldas  Mota e Letícia Maria Silva Ferreira Mota; e a Horta Inclusiva, das professoras Ângela Adriane Pereira e Maria do Carmo Guedes. As ideias serão apresentadas no Seminário de Educação, que é parte do II Fórum de Gestão Pública Municipal.
 
Sistema de aproveitamento de água da chuva
 
O projeto propõe captar a água da chuva na Escola e usá-la na limpeza, economizando a água potável que é utilizada para este fim, reduzindo custos, envolvendo os alunos e estimulando a consciência ambiental.
 
 
Revitalização da biblioteca pública municipal integrada com as da Rede Municipal de Santa Bárbara
 
O objetivo é trazer a biblioteca pública para dentro da Casa da Cultura, fornecendo acesso a livros tradicionais e e-books, unindo história, tecnologia, turismo e potencializando o interesse pela leitura. Outra finalidade é a integração com as demais bibliotecas das escolas, como um suporte. 
 
Horta Inclusiva
 
É um projeto de educação inclusiva, que visa dar protagonismo aos alunos por meio do trabalho na horta. A ideia partiu da observação de um aluno especial, que se descobriu com este ofício. Além disso, propõe aproveitar os produtos orgânicos produzidos para comercialização e geração de renda.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus