Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/03/2017 06h49

Meio Pira - APOCALIPSE AUTORAL

Compartilhe
<p> AUTORAL NEM A PAU, NICOLAU!</p> <p> Uma banda que faz m&uacute;sicas pr&oacute;prias sempre teve dificuldades de agendar shows. Os donos das casas de show preferem as bandas covers, que tocam as m&uacute;sicas das paradas do sucesso, aquelas que o povo t&aacute; pedindo. Na verdade isso n&atilde;o &eacute; novo. Os caras s&atilde;o empres&aacute;rios e montam as casas pra faturar.&nbsp;</p> <p> AUTORAIS TEM DIFICULDADES COM PATROC&Iacute;NIO</p> <p> N&atilde;o &eacute; f&aacute;cil convencer um empres&aacute;rio em investir para incentivar a m&uacute;sica autoral. Eles preferem investir em eventos que &ldquo;bombam&rdquo;, com p&uacute;blico enorme, para que a marca seja relacionada com o sucesso do evento.</p> <p> FESTIVAIS AUTORAIS ? T&Ocirc; FORA!</p> <p> O povo prestigia os shows dos famosos e os covers das bandas e duplas conhecidas. Os festivais autorais atraem m&uacute;sicos e artistas que ainda acreditam na f&oacute;rmula, que veem nos festivais espa&ccedil;os de frui&ccedil;&atilde;o, que est&atilde;o interessados nas novidades sonoras. E atrai tamb&eacute;m a tribo ligada &agrave; arte e cultura, que n&atilde;o &eacute; numerosa hoje em dia. Em tempos de velocidade e self service de tudo, n&atilde;o existe espa&ccedil;o para &nbsp;curiosidade intelectual e nem paci&ecirc;ncia pra ouvir m&uacute;sicas desconhecidas e muito menos disposi&ccedil;&atilde;o pra conhecer.</p> <p> ENFASTIO CULTURAL</p> <p> Parece que as pessoas tem tudo t&atilde;o &agrave; m&atilde;o que come&ccedil;am a sentir pregui&ccedil;a com as novidades. Ainda mais quando se tem um acervo enorme de todos os cantores e bandas inimagin&aacute;veis, dos anos 50.60.70.80.90&nbsp; e por a&iacute; vai.&nbsp; S&atilde;o muitas mem&oacute;rias musicais acumuladas durante a vida e mesmo as n&atilde;o vivenciadas est&atilde;o acess&iacute;veis a um toque no Google. Pra que mais m&uacute;sicas?</p> <p> COVER &Eacute; ARTESANATO</p> <p> Na verdade os covers n&atilde;o s&atilde;o originais, mas tentativas de soar como o original. Ali&aacute;s, h&aacute; um prazer do p&uacute;blico e dos m&uacute;sicos dessa modalidade. Do p&uacute;blico que gosta quando uma banda toca igualzinho sua banda favorita. E das bandas tamb&eacute;m por tentarem fazer igual.E tem bandas que costumam at&eacute; se sentir maiores do que os originais.</p> <p> AN&Ocirc;NIMOS ILUSTRES</p> <p> Eu tava aqui pensando quantas can&ccedil;&otilde;es maravilhosas que n&atilde;o chegaram a ficar acess&iacute;veis para o grande p&uacute;blico. S&oacute; nos festivais de m&uacute;sica foram trocentas e tantas. Ai fiquei pensando na galera que est&aacute; na ativa hoje. De Itabira lembrei de Ma&iacute;ra Baldaia, Rivotrio, Mar&ccedil;al,Igor Venal, Cotonete, entre outros. De Monlevade, o Umbigo Trio, a banda Dezarm, o pessoal do Souldusamba, Guilherme Calk, Isa Lelis, Jo&atilde;o e Andr&eacute; Freitas, R&ocirc;mulo R&aacute;s, Jo&atilde;o Roberto e Ronivaldo. De S&atilde;o Gon&ccedil;alo tem o Tupete, grande compositor, m&uacute;sico e luthier e o ex&iacute;mio violonista Aulus Rodrigues. De Alvin&oacute;polis tem trabalhos novos muito bons, como da banda Estorvo e Thayson Azevedo. Mas e a&iacute;? S&atilde;o todos artistas muito bons, conhecidos em seus microuniversos, mas an&ocirc;nimos em termos de conhecimento do grande p&uacute;blico. O que fazer com esse talento todo? Como fruir esse material lind&iacute;ssimo?</p> <p> A INTERNET NOS LIBERTAR&Aacute;</p> <p> Ser&aacute;? &Eacute; verdade que pela internet qualquer artista consegue montar um canal no youtube, produzir seus pr&oacute;prios v&iacute;deos, se bobear at&eacute; seu programa de TV, como fez o m&uacute;sico Cotonete de Itabira. Mas os artistas n&atilde;o v&ecirc;m conseguindo grande alcance. Poucos conseguem realmente ficarem populares no pa&iacute;s inteiro atrav&eacute;s da internet.&nbsp; A n&atilde;o ser que tenham uma ideia extravagante, um nome diferente (a Banda mais bonita da cidade foi um case), quem sabe um esc&acirc;ndalo, um vocalista extraterrestre, algo que provoque a curiosidade do p&uacute;blico. Resumo da &oacute;pera: se o artista quiser ser popular, vender shows no Brasil inteiro vai continuar tendo de encontrar maneiras de chegar at&eacute; as velhas m&iacute;dias de massa.</p> <p> TREM BALA: UM CASE EXEMPLAR</p> <p> H&aacute; algum tempo recebi pelo celular um single de uma cantora chamada Ana Vilela. Ela enviou a m&uacute;sica e pediu a opini&atilde;o da gente e tudo. Achei simp&aacute;tico. Na &eacute;poca achei a m&uacute;sica bonitinha e at&eacute; mandei coment&aacute;rio pra ela, dizendo que tinha gostado bastante da letra. Alguns meses depois a m&uacute;sica estourou e foi parar na Blobo, principalmente depois que a Gisele Bundchen gravou um v&iacute;deo tocando e cantando ao viol&atilde;o. &nbsp;</p> <p> COMO FAZER PARA QUE O AUTORAL SEJA MAIS ACEITO?</p> <p> Em primeiro lugar, voc&ecirc; pode trabalhar para que as suas principais m&uacute;sicas sejam ouvidas pelo p&uacute;blico alvo na internet. Depois, dobrar os donos de casas noturnas e eventos, convencendo que seu show autoral agrada. E finalmente causar com seu show, surpreender, arrebatar, emocionar, ser profissional ao extremo. Voc&ecirc; pode produzir seu CD tamb&eacute;m, mas hoje n&atilde;o &eacute; o mais importante. Tem pouca gente ganhando dinheiro com CD. Mas pode ser um excelente cart&atilde;o de visitas. Vc deve continuar produzindo bons conte&uacute;dos, divulgando, fazendo shows, mostrando a cara e procurando maneiras de colocar seu bloco na rua, sua fruta na feira, seu produto nas melhores vitrines.</p> <p> A MAIOR IRONIA</p> <p> &Eacute; que a despeito da dificuldade, todo mundo &nbsp;virou autor. Qualquer um pode publicar, pode ter seu blog, seu site, seu canal no Youtube. Suas m&uacute;sicas no spotfy, no Facebook, enfim. O maior desafio &eacute; conseguir reputa&ccedil;&atilde;o, autoridade e demanda. Isso vale pra tudo...</p>

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus