Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

25/03/2017 19h38

Os Sinos anunciam... A Voz do Rio....

Compartilhe

De volta

Após um longo período em stand by, o Tribuna está de volta e com ele nossa coluna, anunciando boas novas.

Voltamos com muito gás, mantendo o mesmo propósito de ser um veículo a serviço da comunidade, nosso lema desde a fundação, em fevereiro de 1994, quando esse escrevinhador e Roneyjober Alves Andrade iniciaram a trajetória desse periódico.

Para alguns nossa ausência foi motivo de alegria, pois ficaram livres de cobranças, denúncias e regulagem por um longo tempo.

Já para a população a cobrança pelo retorno sempre foi intensa, afinal foram cerca de 20 anos cobrindo os mais importantes acontecimentos da cidade e da região, denunciando os descasos dos poderes constituídos e também os maus exemplos da população. Mas também mostrando as conquistas e o trabalho daqueles que sempre propuseram a fazer o bem.

Muito trabalho

Mais que simplesmente reportar, informar e destacar, o Tribuna de Rio Piracicaba desenvolveu inúmeras promoções: sociais, esportivas e principalmente na área ambiental.

Na área ambiental, além de denunciar degradadores, evitar degradações, promover plantios de árvores e campanhas educativas, o Tribuna participou ativamente de todo o processo de implantação do Aterro Sanitário Controlado, o primeiro consórcio do tipo no estado de Minas Gerais.

O Tribuna também cobrou da então CVRD e insistiu para a recuperação da Mata Ciliar no lado direito do rio até que a mesma promovesse o plantio de espécies nativas nas margens do Piracicaba, já que era de sua responsabilidade. Hoje pode-se ver a mata ciliar recuperada.

O Tribuna também promoveu, junto a crianças, soltura de pássaros e plantio de espécies nativas no antigo Campo do Cajuca, transformando o que era barranco em uma verdadeira mata.

No centro da cidade de Rio Piracicaba, na Rua Antonino Oliveira Batista, rua do Banco do Brasil, o Tribuna promoveu o plantio de dezenas de árvores, transformando o local e contribuindo para a arborização da cidade.

Além disso, ao longo dos anos, dezenas de campanhas em prol da comunidade foram lançadas e apoiadas pelo jornal.

Quatro editores

Durante sua trajetória o Tribuna foi produzido por quatro editores, esse que vôs escreve, o hoje advogado Frederico Camilo, o jornalista José Carlos Rolla e a empreendedora Tatiana Camilo. Todos contribuíram e contribuem de alguma forma pelo crescimento do jornal e da comunidade rio piracicabense.

Novo

Agora retornamos com novas ideias, novos projetos, nova diagramação e energia renovada.

Faremos um jornal diferente, mais que reportar, estaremos aqui apresentando nossas ideias e sugestões para os gestores municipais, para líderes e dirigentes de instituições, para empresários e também expondo ideais e sugestões daqueles que querem contribuir com o desenvolvimento das nossas comunidades e principalmente com as questões ambientais, que interfere diretamente na qualidade de nossas vidas.

Mudança: Tribuna de Rio Piracicaba X Tribuna do Piracicaba

Após 23 anos, o Tribuna de Rio Piracicaba passará a ser denominado Tribuna do Piracicaba.

Não se trata só de mudança de nome, mas também de mudança de forma de se fazer jornal, mudança de conteúdo, mudança até na circulação e em sua área de abrangência.

O que era antes o porta voz da cidade homônima ao rio, agora passará a ser o porta voz de toda bacia do rio – Tribuna do Piracicaba.

A seca do Rio

Ao longo dos 23 anos, enquanto buscávamos trabalhar pelas causas ambientais vimos ano a ano o volume de água do rio reduzindo.

Entre projetos, campanhas, seminários, palestras e tantas outras ações em prol do rio, percebemos que nenhum movimento obteve efetivo resultado, apenas a crua realidade dita pelo engenheiro Henrique Lobo, que previa que, caso nenhuma drástica ação fosse feita, o Piracicaba secaria até 2030, daqui a 13 anos.... logo ali.

Hoje, em plena temporada de chuvas, o rio, que era para estar transbordando, se encontra muito abaixo do nível para a época e revela uma triste realidade e uma previsão drástica para o período de seca.

CBH Piracicaba

Há 17 anos foi criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba, uma forma de buscar a proteção das águas da bacia do rio, objetivando reaviva-lo (saiba mais nessa edição).

O Tribuna do Piracicaba, que viu a criação desse órgão colegiado estará acompanhando de perto todas as ações do Comitê e buscará contribuir para estreitar os laços entre as comunidades e o órgão.

A voz do Rio

Mais que levar informações sobre a situação do rio, o Tribuna estará colocando suas páginas a disposição do Piracicaba, passando a ser efetivamente a voz do rio.

Estaremos apresentando os vilões e os mocinhos nessa história, divulgando as ações que visam contribuir para a recuperação do Piracicaba e denunciando atitudes que o degradam.

Estaremos mostrando, ao longo da bacia, os bons exemplos públicos e privados visando a preservação das águas, sejam ações diretas ou indiretas que convergem na proteção do rio.

Estaremos também atentos a ações negativas... sejam atuais e ou passivos ambientais que prejudicam ou prejudicaram o Piracicaba.

E mais uma vez, o Tribuna será um veículo a serviço da comunidade, agora da Bacia do Piracicaba.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus