Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

17/10/2016 22h09

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente já tem os seus vencedores em 2016

Compartilhe

Os vencedores da 25ª edição 2016 do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente já foram escolhidos. A avaliação e o julgamento foram realizados por uma comissão formada por profissionais da área de Educação dentro do novo modelo do Prêmio proposto para este ano, que estimulou a produção de trabalhos científicos liderados por professores juntos aos seus alunos.

Na categoria Mirim I, venceu a Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec), com o projeto “IluminAÇÃO”. Na categoria Mirim II, a escola vencedora foi a Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon, com o projeto “Energia Solar: Sustentando Nosso Lar”. Já na categoria Jovem Cientista I, o Colégio Cesp foi o vencedor com o projeto “Energia e Ciência: Pet Para Pets, Economia e Aconchego”. Já a Escola Municipal Germin Loureiro levou o prêmio na categoria Jovem Cientista II com o projeto “Pedaladas: A prática esportiva que gera conforto e energia”.

Na categoria especial, em que concorrem apenas as APAEs da região, o primeiro lugar ficou com a Apae de São Domingos do Prata, seguida pelas Apaes de João Monlevade, em segundo, e Nova Era, na terceira colocação.

A relação entre Energia e Ciência foi a proposta para este ano em um formato inovador. Dessa forma, professores e alunos desenvolveram projetos científicos, em vez de redações e desenhos como nas edições anteriores. Ao fazer um projeto, toda a comunidade escolar foi envolvida no aprendizado. Os alunos puderam aprender no processo de ter uma ideia, pensar em uma pergunta, identificar um problema, pesquisar, produzir textos, levantar dúvidas, elaborar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensão. A ArcelorMittal acredita que esse é um fator decisivo para o desenvolvimento sustentável e considera fundamental estimular a ciência ainda na infância.

Os vencedores serão reconhecidos em nível local e nacional. Na região da ArcelorMittal Monlevade participaram as escolas públicas e particulares de João Monlevade, Nova Era e Rio Piracicaba.

A cada edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente distribui material didático sobre o tema anual, além de capacitar educadores visando à conscientização de crianças e adolescentes sobre temas ligados à sustentabilidade. O projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal. Todo o material está disponível no site da Fundação ArcelorMittal http://www.arcelormittalciencias.net/premio2016/.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus