Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/09/2016 07h53

Railton e Laércio apresentam propostas para cultura e lazer

Railton e Laércio defendem a valorização dos artistas locais, construção de espaços de convivência e revitalização de praças

Compartilhe

BD – Qual destaque no programa de governo para a área da CULTURA E LAZER.

Há muito tempo João Monlevade carece de espaços para manifestações culturais e para o lazer da população, por isso importantes ações para as áreas não poderiam estar fora de nosso plano de governo.

Dentre várias ações de destaque, nós vamos transformar o Parque do Areão em um espaço multiuso dotado de infraestrutura adequada para eventos, com melhoria no acesso e bolsões para estacionamento. Também vamos revitalizar as praças públicas e instalar academias ao ar livre, parquinhos e quadras poliesportivas (quando possível). Vamos ainda criar centro de convivência em bairros da cidade para realização de eventos locais, apresentações teatrais, dança e manifestações populares.

Na parte cultural, nós vamos estimular o envolvimento dos ativistas culturais nas atividades da Casa de Cultura, disponibilizar um espaço e transformar em Centro Cultural com oficinas de arte, auditório, cinema e teatro de arena, além de implantar projeto de iniciação artísticas em escolas municipais e criar o projeto De Repente para apresentação dos artistas da terra ao ar livre em vários pontos da cidade.

BD – Temos poucos espaços para a prática cultural (anfiteatros, teatro de arena, sala de exibições de cinema, parques). Existe alguma proposta efetiva para desenvolvimento e criação desses espaços? Comente.

Sim, nós temos. Faz parte de nosso plano construir um Centro Cultural com espaço para apresentações teatrais e oficinas de arte, auditórios, cinema, música e teatro de arena. Esse espaço seria um marco para uma nova era cultural no município com a valorização dos nossos artistas e surgimento de novos talentos.

BD – Temos um local no coração da cidade – o Parque do Areão. Abandonado praticamente, o lugar apresenta todas as condições para se transformar na área de lazer mais completa da cidade, com espaços multiuso, pista de caminhada, pista de bici-cross, motocross, quiosques para piquenique, teatro de arena entre outros equipamentos para as atividades de lazer e cultura. No entanto, entra prefeito e sai prefeito e nada muda no lugar. O candidato (a) tem algum projeto viável para o local? Qual seria a proposta para transformar o lugar num espaço verdadeiramente comunitário?

Faz parte do nosso plano de governo transformar o Parque do Areão em um espaço multiuso, com melhorias no acesso e bolsões de estacionamento. Nossa proposta é que o parque continue sendo uma área verde, porém adaptada para eventos de todos os tamanhos e tipos. Será um local para os eventos esportivos, culturais e de entretenimento, além de possuir um espaço de convivência em contato com a natureza.

BD – Temos muitos grupos culturais, alguns de teatro, outros de diversos segmentos culturais e também inúmeros ativistas. Existe alguma novidade, projeto, programa em especial para apoiar as iniciativas na área da cultura e lazer e de apoio a esses ativistas?

De uma coisa você pode ter certeza: nós vamos apoiar os artistas monlevadendes. Além de criar espaço físico para que eles possam apresentar e incentivar o surgimento de novos talentos, vamos criar o projeto De Repente, que são apresentações dos artistas da terra ao ar livre em vários pontos da cidade. E também vamos desenvolver mecanismos para que nossos talentos possam desfrutar de novas experiências de especialização de forma a gerar mais oportunidades.

Considerações finais.

Sabemos que o quanto João Monlevade é carente em áreas de lazer e opções culturais. Essas são áreas fundamentais para o desenvolvimento de nossa proposta de governo: de dar voz à população. Lazer e cultura também têm influência direta na qualidade de vida.

Mas vamos trabalhar para atender todos os monlevadenses. Os espaços de lazer precisam ser para todos, assim como o acesso a cultura. Vamos dar oportunidades para o surgimento de novos talentos e dar condições aos atuais de mostrar todo seu potencial.

Mas também temos outras prioridades, como a volta do Pronto Atendimento à região central e implantação de um posto de atendimento 24 horas na região do Novo Cruzeiro, voltar com a Frente de Trabalho para limpar a cidade e mantê-la limpa, ampliar a parceria com a Polícia Militar e Civil e implantar o centro de monitoramento e controle no centro e no Novo Cruzeiro, limitar o estacionamento rotativo às avenidas e quarteirões das ruas que as cruzam e ampliar o número de escolas de tempo integral no município.

Agradecemos ao Bom Dia pela oportunidade de expor nossas ideias.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus