Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/09/2016 07h50

Conceição e Gercy falam sobre cultura e lazer

Preservar o patrimônio cultural, criar o projeto Música na Praça e incentivar as iniciativas culturais são destaques de Conceição e Gercy

Compartilhe

BD – Qual destaque no programa de governo para a área da CULTURA E LAZER.

Primeiramente, todos nós sabemos que momentos de lazer contribuem para a qualidade de vida e, principalmente para a saúde. E que a cultura é um forte agente de identificação pessoal e social. No nosso governo iremos preservar o nosso Patrimônio Histórico e Cultural. Revitalizar a Feira de Artesanato. Investir em oficinas de teatro e música. Retornar com eventos culturais para a juventude. Promover ações que valorizem a cultura da terceira idade. E principalmente, criar e difundir o calendário de atividades culturais do município, dando visibilidade aos artistas locais em nossos eventos,

BD – Temos poucos espaços para a prática cultural (anfiteatros, teatro de arena, sala de exibições de cinema, parques). Existe alguma proposta efetiva para desenvolvimento e criação desses espaços? Comente.

Na verdade há espaços no município que podem ser mais explorados como as praças, Praça do Povo, o Areão e as ruas também. Iremos realizar ações em parcerias com entidades públicas e privadas que possuam espaços ociosos.  Pretendemos também, dentro das condições orçamentárias do município, dar continuidade ao projeto de construção do Memorial do Aço.

BD – Temos um local no coração da cidade – o Parque do Areão. Abandonado praticamente, o lugar apresenta todas as condições para se transformar na área de lazer mais completa da cidade, com espaços multiuso, pista de caminhada, pista de bici-cross, motocross, quiosques para piquenique, teatro de arena entre outros equipamentos para as atividades de lazer e cultura. No entanto, entra prefeito e sai prefeito e nada muda no lugar.

O candidato (a) tem algum projeto viável para o local? Qual seria a proposta para transformar o lugar num espaço verdadeiramente comunitário.

O momento que o país atravessa é de grandes incertezas. Qualquer candidato que prometer grandes obras correrá o risco de decepcionar seus eleitores. Pretendemos transformar o Parque do Areão em atrativo para visitações e prática de esportes, porém iremos buscar parcerias para realizar estas ações. João Monlevade conta com vários segmentos que atuam na promoção de eventos ligados ao esporte e lazer; queremos investir mais nestas ações aproveitando o Parque do Areão.

4 – Temos muitos grupos culturais, alguns de teatro, outros de diversos segmentos culturais e também inúmeros ativistas. Existe alguma novidade, projeto, programa em especial para apoiar as iniciativas na área da cultura e lazer e de apoio a esses ativistas?)

A nossa proposta é transformar a Casa de Cultura em um espaço vivo que receba, valorize e invista nos artistas locais. Para isso iremos desenvolver ações voltadas para Educação Patrimonial como forma de aumentar a arrecadação do ICMS cultural do município. Retornaremos com o Festival de inverno, o Desfile de 7 de setembro.  Realizaremos periodicamente eventos musicais nas praças da cidade para todos os públicos e sem ônus para população (Projeto Música na Praça).Iremos também empoderar o festival Gastronômico e expandir a iniciativa do Piquenique Cultural. Outras prioridades nossa também são descobrir e valorizar os talentos dentro do ambiente escolar, incentivar e apoiar as manifestações folclóricas do município, incentivar e valorizar o protagonismo cultural juvenil dos bairros e promover ações que valorizem a cultura da terceira idade.

Considerações finais.

Sabemos que a Cultura é uma ponte para a construção da cidadania. É indispensável respeitar e promover ações que fortaleçam a diversidade cultural. Infelizmente, João Monlevade com o passar dos anos foi perdendo sua identidade cultural. Sempre encontramos grandes artistas monlevadense frustrados pela falta de valorização e oportunidades. Também o clamor pelo lazer é enorme, principalmente dos jovens! Queremos levar o lazer e a cultura para todos os segmentos de João Monlevade. Venha com A gente!

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus