Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/09/2016 08h43

Fazer cumprir Código de Posturas é compromisso de Conceição e Gercy

Reformular o Estacionar, criar espaços preferenciais para ciclistas e melhorar estrutura para circulação dos pedestres são destaques

Compartilhe

Dando sequência às entrevistas propostas pelo Bom Dia, nesta terceira edição destaca-se a questão da MOBILIDADE URBANA, um dos grandes problemas da cidade.

Vale lembrar que dezenas de prédios comerciais da cidade não contam com estacionamento e que os usuários desses prédios utilizam a rua para estacionar, a cidade tem um dos piores passeios (ou calçadões) da região na área central e nenhuma politica pública para a bicicleta, um meio de transporte alternativo que vem crescendo na cidade.

 

BD – Qual destaque no programa de governo para a MOBILIDADE URBANA ?

As questões referentes ao trânsito na área de Carneirinhos e de alguns bairros adjacentes, assim como alguns pontos na região do Cruzeiro Celeste, (principalmente nos horários de “pico”) merecem uma atenção maior por parte da administração municipal. Portanto no nosso governo pretendemos atuar nos gargalos do trânsito de maneira a racionalizar caminhos, minimizar os tempos de deslocamento e criar conforto para os usuários; também pretendemos reestruturar e melhorar o atendimento do transporte coletivo, favorecendo as rotas para locais onde existem policlínicas, postos de saúde e escolas. Além de formular e implementar atividades voltadas à educação para a mobilidade urbana em todos os segmentos da sociedade, com apoio das redes escolares pública e privada e redes sociais.

BD – Estacionamento na rua; um gargalo no tráfego. Agora com o Estacionar, se por um lado democratizou o estacionamento nas avenidas, por outro criou um problema para aqueles que necessitam de trabalhar com o carro, tendo que ficar de duas em duas horas mudando de vagas entre outros transtornos. O que pensa o candidato do atual modelo do Estacionar e qual seria a proposta do candidato para solucionar essa situação?

 O estacionamento rotativo se faz necessário para intensificar e diversificar o acesso dos motoristas às vagas na área central de Carneirinhos; e dar uma maior fluidez ao trânsito. Porém é inconcebível a forma como o mesmo foi implantado. Somos totalmente contrários à cobrança nas ruas transversais e iremos buscar meios legais para readequar o estacionamento rotativo levando em consideração os anseios dos usuários.

BD - Vemos hoje o crescente número de ciclistas na cidade. Sabemos que a bicicleta tem sido usada como meio de transporte alternativo com inúmeras vantagens sobre os demais. Entretanto falta uma política local para favorecer essa modalidade, como ciclo faixas, bicicletários nas praças e avenidas entre outras. O que o candidato pensa do assunto e qual seria a proposta para melhorar a situação do ciclista na cidade e consequentemente do trânsito.

De fato a circulação de ciclistas aumentou consideravelmente em João Monlevade. Conforme abordou, embora conste no Plano Diretor do município a implantação de corredores de circulação exclusiva para ciclista, há uma desatenção por parte do município quanto ao sistema cicloviário.No nosso governo, para minimizar esse problema iremos promover atividades educativas visando à formação de comportamento seguro e responsável no uso da bicicleta e no uso do espaço compartilhado; instalar bicicletários adequados em alguns pontos da cidade que possam oferecer segurança e conforto aos ciclistas; Instalar sinalização adequada com placas de alerta, além de melhorar a fiscalização através dos agentes de trânsito. Porque, muito motorista não sabe, mas a bicicleta é um veículo regido pelas normas do Código Brasileiro de Trânsito. Ela deve andar na pista, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

BD - Apesar de uma arrecadação considerável, cerca de 12 milhões mensais, a cidade que tem uma área central relativamente pequena, tem um dos piores “passeios calçadões da região, prejudicando a mobilidade dos pedestres e principalmente dos cadeirantes e portadores de deficiências. O candidato tem alguma proposta para resolver esse problema?

É sabido que, além de deixar a cidade organizada, atrativa e bonita, os passeios públicos também oferecem segurança, acessibilidade e melhoram o tráfego dos pedestres. E a questão relativa à padronização dos passeios públicos também é defendida dentro do Plano Diretor e no Código de Posturas do município. No nosso governo iremos promover a reconstrução, recomposição ou reparo dos passeios nas vias públicas no município. E para tal iremos buscar parcerias junto aos proprietários dos imóveis que fazem limite com os mesmos.

Considerações finais.

A questão da mobilidade urbana é um problema que atinge vários municípios do Brasil e João Monlevade não foge à regra. Não houve planejamento no nosso município para atender a quase 50 mil veículos circulando pela cidade, principalmente na área central. E nesse caso é indispensável oferecer às pessoas sistemas alternativos de locomoção através da melhoria do transporte público, além de condições seguras e eficientes para os ciclistas. Estamos dispostos a contribuir para esta mudança, venha com a gente!

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus