Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/09/2016 08h38

Railton e Láercio propõem rediscussão e modernização da mobilidade urbana

Compartilhe

Dando sequência às entrevistas propostas pelo Bom Dia, nesta terceira edição destaca-se a questão da MOBILIDADE URBANA, um dos grandes problemas da cidade.

Vale lembrar que dezenas de prédios comerciais da cidade não contam com estacionamento e que os usuários desses prédios utilizam a rua para estacionar, a cidade tem um dos piores passeios (ou calçadões) da região na área central e nenhuma politica pública para a bicicleta, um meio de transporte alternativo que vem crescendo na cidade.

BD – Qual destaque no programa de governo para a MOBILIDADE URBANA?

Temos importantes propostas para melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade. A primeira seria revisar o contrato do Estacionamento Rotativo e melhorar o transporte público para trazer mais qualidade aos usuários. Também percebemos a necessidade de reordenar o trânsito, identificando pontos críticos e realizando intervenções estruturais. Complementaremos a pavimentação, chegando a 100% das ruas e avenidas com infraestrutura e saneamento. Também faremos investimentos na Praça do Povo.

BD – Estacionamento na rua; um gargalo no tráfego. Agora com o Estacionar, se por um lado democratizou o estacionamento nas avenidas, por outro, aqueles que dependem do carro para trabalhar, tendo que ficar de duas em duas horas mudando de vagas entre outros transtornos. O que pensa o candidato do atual modelo do Estacionar e qual seria a proposta do candidato para solucionar essa situação?

O Estacionamento Rotativo precisa ser repensado. Nossa proposta é concentrar as vagas nas avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga, e quarteirões que as cruzem. Assim, aquele que passa o dia no centro comercial, pode estacionar próximo à região central sem gastos, e aquele que vai ao centro por poucas horas encontra vagas nas avenidas.

Precisamos também rever o contrato realizado com a empresa de estacionamento rotativo. Ela presta o serviço em Monlevade e fica com 81% da receita, enquanto o município fica apenas com 19%.

BD– Temos hoje um grande número de ciclistas na cidade. Sabemos que a bicicleta tem sido usada como meio de transporte alternativo com inúmeras vantagens sobre os demais. Entretanto falta uma política local para favorecer essa modalidade, como ciclo faixas, bicicletários nas praças e avenidas entre outras. O que o candidato pensa do assunto e qual seria a proposta para melhorar a situação do ciclista na cidade e consequentemente do trânsito.

O número de ciclistas vem aumentando a cada dia, porém como a maior parte das cidades brasileiras, Monlevade não está estruturada para recebê-los. Faremos um estudo para instalação de ciclofaixas e bicicletários para facilitar a locomoção. Iremos revitalizar as praças públicas e criar Centros de Convivência Social nos bairros com academias ao ar livre, quadras e parques infantis.

Não mediremos esforços para aumentar a qualidade de vida e saúde do monlevadense, oferecendo mais opções na prática de esportes e lazer.

BD – Apesar de uma arrecadação considerável, cerca de 12 milhões mensais, a cidade que tem uma área central relativamente pequena, tem um dos piores “passeios calçadões da região, prejudicando a mobilidade dos pedestres e principalmente dos cadeirantes e portadores de deficiências. O candidato tem alguma proposta para resolver esse problema?

As calçadas de João Monlevade precisam de um olhar mais atento. Nossas calçadas precisam ter mais atenção. A falta de manutenção  faz com que encontremos buracos e degraus por onde passamos. A Prefeitura implantará o Programa Boas Calçadas, para a recuperação imediata e manutenção preventiva das calçadas.

Considerações finais.

Queremos garantir ao cidadão monlevadense mais qualidade de vida. Uma cidade onde todos possam participar das decisões sobre investimentos públicos, discutir sobre o trânsito e o estacionamento rotativo implantado recentemente. Também sobre o transporte público, melhoria de praças e espaços de convivência e acessibilidade.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus