Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/09/2016 08h34

DIA DA ÁRVORE: Câmara faz minuto de silêncio para reflexão sobre a data

Compartilhe

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Entretanto, apesar da importância desse bem natural, o dia passa despercebido pela maioria dos cidadãos.

A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Diante desse esquecimento coletivo, o presidente da Câmara Municipal, Djalma Bastos, promoveu um protesto durante reunião ordinária desta quarta-feira (21), pedindo um minuto de silêncio em homenagem à data.

Dia da Árvore

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais do planeta. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, fornecem alimento, sombra e abrigo para algumas espécies animais  são as responsáveis pela manutenção da recarga dos lençóis freáticos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre as atitudes em relação a essa importante riqueza natural. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus