Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/07/2016 09h48

2ª Volta da Mata do Limoeiro acontece no dia 7 de agosto

2ª Volta da Mata do Limoeiro acontece no dia 7 de agosto

Compartilhe

No dia 7 de agosto, domingo, a partir de 9h da manhã, o distrito de Ipoema sedia a 2ª Volta da Mata do Limoeiro. O lançamento do evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21 de julho, na loja Dominante Calçados e Esportes, uma das marcas que patrocinam a corrida em Itabira. As inscrições já começaram e o número de participantes é limitado.

A corrida é um convite a aventuras no interior do Parque Estadual Mata do Limoeiro. O percurso compreende oito quilômetros mata a dentro e tem obstáculos como travessia do rio Tanque, córregos, pontes e pinguelas. “É uma forma de atrair pessoas a conhecerem o parque e interagirem com a natureza”, resume Alex Amaral, gerente da unidade de conservação.

O evento é uma promoção do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da administração do parque, em parceria com a Secretaria de Esportes de Itabira e empresas patrocinadoras.

O secretário de esportes do município, Anderson Cerceau, citou que a Prefeitura fez todo o mapeamento e adequação da trilha, e especialistas estudaram a viabilidade técnica da trecho. “O processo é semelhante a uma corrida de rua, mas nesse caso voltado também à conscientização ambiental”, disse.

No dia da corrida, são esperados 220 corredores, número máximo de participantes liberados pelo IEF. No entanto, 800 pessoas são aguradadas na data, para acompanharem a largada e chegada dos atletas e celebrarem o evento.

Para participar, a inscrição tem custo de R$ 40 e pode ser feita na loja Dominante Calçados e Esportes, na avenida João Pinheiro, Centro de Itabira. O corredor receberá um kit com camiseta, número de participação e brindes de patrocinadores (o kit será entregue nos dias 5 e 6 de agosto).

Nesta quinta-feira, diversas pessoas fizeram a inscrição no evento, como o atleta Mauro da Silva Marques, de 46 anos, que no ano passado ocupou a quinta posição geral no pódio. “Quem participou sabe que é uma experiência incrível, com muita oxigenação e uma paisagem maravilhosa”.

A manicure Cláudia Cristina Damasceno, 44, disse estar ansiosa pelo dia da prova. “É um desafio diferente. Há trechos sofridos e desafiadores, mas uma coisa garanto: o resultado é excelente”, comentou, empolgada.

O lugar

 

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço e tem área de 2.056,7084 hectares. A unidade de conservação está localizada no distrito de Ipoema, município de Itabira. Na mata do parque podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, com pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. O parque possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

Serviço:  2ª Volta da Mata do Limoeiro

Data:7 de agosto

Horário:9h

Local:Parque Estadual Mata do Limoeiro, Distrito de Ipoema - Itabira

Investimento:R$ 40

Local da inscrições:Dominante Calçados e Esportes, avenida João Pinheiro, 750, Centro, Itabira

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus