Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/04/2016 07h57

Antônio Carlos conquista 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Investimentos na agricultura garantem título de "Melhor Projeto" implantado na gestão pública em Minas Gerais

Compartilhe

São Gonçalo do Rio Abaixo - O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, recebeu na noite dessa quarta-feira (27), o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, biênio 2015/2016.  O município concorreu em duas categorias, e o projeto classificado em primeiro lugar como a melhor ação do Estado de Minas Gerais foi “Campo Fértil - Agricultura contribuindo com o desenvolvimento Econômico de São Gonçalo”.  A cerimônia de premiação ocorreu na sede do Sebrae MG, em Belo Horizonte.

Nesta edição, o Sebrae Minas recebeu projetos de 184 cidades inscritas, que foram avaliados por técnicos da Fundação João Pinheiro (FJP). Trinta e quatro projetos chegaram à fase final da competição e oito conquistaram o prêmio. Entre os municípios que concorriam nas mesmas categorias estavam Coronel Fabriciano, Diamantina, Ipatinga, Poços de Caldas e Ponte Nova.

São Gonçalo do Rio Abaixo concorre, agora, ao Prêmio de Melhor Projeto Nacional.

Para o prefeito Antônio Carlos, a premiação mostra que o trabalho realizado está no caminho certo. “Agradeço todo o empenho e comprometimento da minha equipe de Governo que não mede esforços para garantir o melhor para toda a população são-gonçalense. O prêmio nós já temos e hoje tivemos o reconhecimento. Conseguir fazer o que fizemos pelos produtores rurais é o maior prêmio que já recebi. Trazer o troféu para São Gonçalo nos dá a certeza de que fizemos o melhor”, destacou.

Antônio Carlos também foi um dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2014. Na ocasião, São Gonçalo foi campeão na categoria ‘Sustentabilidade’ e o projeto que rendeu o título ao município foi o Cercar para Não Secar que incentiva o produtor rural a cercar as nascentes existentes em suas propriedades.

 

Melhor Projeto de Minas Gerais

 

A ação vencedora da categoria `Melhor Projeto de Minas Gerais’ foi “Campo Fértil - Agricultura contribuindo com o desenvolvimento Econômico de São Gonçalo” tem como foco o programa Campo Fértil, implantado em setembro de 2013 e que vem mudando a realidade dos produtores rurais do município de São Gonçalo do Rio Abaixo. A Via Verde é a empresa contratada pela Prefeitura para ofertar consultoria técnica aos pequenos produtores rurais que atua juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura.

Por meio da assistência técnica foi possível melhorar o manejo: identificar a capacidade de suporte das pastagens, ou seja, quantos animais por hectare, e identificar ainda a área degradada em cada propriedade diagnosticada.  Também foi mapeada através do diagnóstico, a produção agrícola e agropecuária: número do rebanho, leite produzido assim como a quantidade de banana cultivada. Além de orientação técnica, os produtores recebem insumos como adubos e calcário, maquinário para aração de terras, veterinário para dar suporte nas inseminações artificiais, doação de sêmem, entre outros.

A Prefeitura tem investido também em políticas públicas que complementam as ações do Campo Fértil. São exemplos, a Casa do Empreendedor, a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), aquisição de merenda escolar por mio de produtores da agricultura familiar de São Gonçalo, além dos investimentos feitos na zona rural em asfaltamentos, calçamentos, reformas e ampliações de escolas, inauguração da Unidade Básica de Saúde da comunidade do Una, entre outros. Benefícios estes que proporcionam qualidade de vida aos produtores rurais e evitam o êxodo rural.

Essas ações beneficiam não apenas o produtor rural, mas toda a população que usufrui direta ou indiretamente dos benefícios proporcionados pelas ações conscientes de uma gestão empreendedora, preocupada em promover o desenvolvimento do município de forma sustentável e integrada, trabalhando com responsabilidade e transparência.

 

9ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck (PSPE)

 

Organizado em duas categorias, uma estadual e outra nacional, o Prêmio Sebrae abrange a grande maioria dos municípios brasileiros, conclamando e incentivando os gestores públicos a modernizarem suas administrações, oferecendo condições para que os pequenos negócios (que envolvem 99% das empresas brasileiras) tenham cada vez mais acesso ao mercado, à inovação e ao crédito.

Já em sua nona edição, o Prêmio, realizado a cada dois anos, visa reconhecer os prefeitos que mais estimulam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) em seus territórios. Entre os quesitos analisados incluem-se aqueles que contribuíram efetivamente para a redução da burocracia, ampliação das compras públicas e formalização dos pequenos negócios. “Não dá para pensar em desenvolvimento se não pensarmos no crescimento dos municípios. Por isto, a importância de termos as cidades conosco neste Prêmio. Afinal, quando elas se inscrevem, provam que estão trabalhando em favor dos pequenos negócios, que representam 99% do conjunto das empresas brasileiras”, assinalou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus