Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

15/01/2016 06h08

Monlevade a 9ª melhor cidade do Brasil?

Revista Exame diz que sim, mas matéria vira chacota e é criticada pela população

Compartilhe

Segundo pesquisa da Revista Exame, João Monlevade é a 9ª melhor cidade do Brasil entre os municípios com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. e se destaca por seu elevado desempenho e desenvolvimento em infraestrutura.

“Recebemos o resultado com muito entusiasmo, o que demonstra o compromisso da atual administração com a população” diz o prefeito, Teófilo Torres.

Enquanto a administração comemora, a população critica a matéria e questiona a idoneidade da revista e do instituto que fez a pesquisa, criticando também a metodologia e parâmetros usados para chegar a tal resultado.

A Revista Exame, através da consultoria Urban Systems, lançou o ranking “As Melhores Cidades do Brasil para fazer negócios”, que levantou informações entre os municípios com população entre 50.000 e 100.000 habitantes.

O ranking levou em conta três indicadores: número de casas com internet fixa de alta velocidade, índices de perdas de distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água.

O prefeito comenta sobre os avanços no quesito abastecimento de água: “Ampliamos o sistema de abastecimento o que solucionou o problema de falta de água em 22 bairros, modernizamos a Estação de Tratamento de Água e mantemos constante manutenção preventiva da rede de distribuição”, afirmou Teófilo Torres.

Entretanto o ano de 2015 foi um dos que mais desabastecimento foram registrados na cidade, inclusive com campanhas desenvolvidas pelos próprio DAE pedindo a população para que economizasse água. Nos dois últimos anos o valor da água teve um aumento de 41,74%.

Diante da polêmica causada pela matéria da Revista Exame que foi replicada por alguns veículos de comunicação da cidade, o Bom Dia levantou informações sobre o significado de Infraestrutura Urbana, bem como desenvolveu uma enquete nas Redes Sociais para saber a opinião da população.

Significado de Infraestrutura Urbana- Conjunto de obras que constituem os suportes do funcionamento das cidades e que possibilitam o uso urbano do solo, isto é, o conjunto de redes básicas de condução e distribuição: rede viária, água potável, redes de esgotamento, energia elétrica, gás, telefone, saúde entre outras, que viabilizam a mobilidade das pessoas, o abastecimento e a descarga, a dotação de combustíveis básicos, a condução das águas, a drenagem e a retirada dos despejos urbanos
Uma boa infraestrutura urbana ainda requer acesso à rede de esgotamento sanitário, acesso à coleta de lixo, endereçamento e calçamento. As condições de domicílios são determinantes do bem-estar da população. Higiene, saúde e alimentação adequada decorrem, por exemplo, de um bom fornecimento de água. O escoamento de esgoto e coleta de lixo, por sua vez, subsidiam a salubridade e afastam doenças contagiosas. A eletricidade garante acesso a serviços de cidadania, sendo potencialmente correlacionado com maior capital social: acesso à informação pela televisão ou computadores, disponibilidade de educação a distância, acesso a bens culturais (como, por exemplo, música), maior segurança, lazer entre outras completam essa infraestrutura.

Na enquete população critica matéria

Na enquete, o Bom Dia fez a seguinte colocação: A Revista Exame trouxe uma matéria com o ranking das cidades com 50 a 100 mil habitantes com melhores infraestruturas no Brasil. O ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água. João Monlevade aparece na primeira posição em Minas e a 9ª no Brasil. Você concorda com essa colocação? Justifique.

Resultado:

Houve 356 participações, sendo que apenas 4 pessoas concordaram, com ressalvas. 352 discordaram e justificaram, criticando a pesquisa e a revista.

Confira algumas colocações:

- Não, não, não. Não. A cidade está largada, pinga um pouco de chuva e logo tudo inunda. Internet rápida, boa distribuição e pouco desperdício de água não é suficiente pra falar de infraestrutura.

- Não.Com velocidade de 1M e água faltando na cidade de tempos em tempos, esse Exame foi pelo SUS?

- Não!!!A cidade está mal cuidada, sem calçadas, o lixo está nas ruas, focos de dengue pela cidade, segurança pública inexistente, saúde deficitária... ufa ....e muitas mazelas mais...outra geração perdida para João Monlevade!!!

- Não, João Monlevade deixa muito a desejar em vários critérios, tais como saúde, cultura, educação e vários outros. Esses parâmetros são enganosos, mas mesmo considerando-os até duvido de estarem corretos, uma vez que a internet fixa existente na cidade é de má qualidade e alta velocidade? Não pode ser..

- Não.Peça ao pesquisador para passar 30 Dias morando lá e reescrever a conclusão. ...

- Não.Claro que não posso concordar. Porquê??? Por motivos óbvios. Faça-me o favor!!! Infraestrutura aqui??? Onde???

- Não.Não tem universidade federal nem hospital de qualidade. Estradas precárias e sem novas indústrias.

- Não.Não concordo! João monlevade não oferece nada de lazer para a população, as ruas alagam com qualquer chuvinha, a sinalização de trânsito é precária, é raro ver um semáforo funcionando, o apoio às universidades locais é mínimo, sem contar com a precariedade da segurança e saúde da cidade!

- Não.Jamais!

- Sim.Nesses itens concordo, mas Monlevade tá um caos, ruas imundas saúde precária

- Não.O que adiantaria ter uma boa infraestrutura se o regimento da cidade é péssimo? Se observar as ruas até mesmo próximas ao centro estão cheias de mato, cheias de buracos. Além disso, acho que apesar de ser um pouco difícil, a região central não é nem um pouco atrativa, com construções mal cuidadas e outras não acabadas. Emprego é algo quase impossível na cidade, sendo que nem concurso público tem direito. A criminalidade está aumentando. A população aumenta. A cidade permanece estática no quesito lazer. Se contar o custo de vida que se assemelha à uma capital. Passagens de ônibus caras e sem nenhum conforto. O que é ter internet fixa de "alta velocidade" quando se tem problemas muito maiores deixados de lado a cada dia, a cada ano?!

- Não.Não concordo ! Monlevade tem uma internet de péssima qualidade, deixa a desejar no quesito limpeza urbana, poucas opções de lazer, cultura e esporte pra população. Não tem cinema . Vacas, cavalos e cachorros abandonados transitam diariamente pelas vias públicas sem nenhum controle, o trânsito é muito ruim, não existem vagas para estacionar e buracos pra todo lado. Na saúde vai tudo muito mal, principalmente com a transferência do PA para o Hospital Margarida onde o atendimento ficou sucateado e de péssima qualidade.

- Sim- De acordo com os indicadores utilizados me parece correta a avaliação.

- Não.Internet fixa de alta velocidade e falta d’água agora são indicadores de cidade com melhor infra estrutura neste brasil ai ai, só neste Brasil mesmo É só fazer outra enquete e perguntar qual a velocidade de link disponíveis nestas residências e dar uma volta pela cidade

- Não.Não existe internet de média velocidade quanto mais de alta

- Não.Esses índices não demonstram a realidade do Município que, com o beneplácito da Câmara, viu aprovada, nas 2 últimas reuniões ordinárias do ano 2015, lei que autoriza transferência de bens e equipamentos de Autarquia - DAE departamento de água e esgoto, para consórcio intermunicipal saneamento (ficção)..... Vai licitar e entregar pra Copasa ..... Se os índices da pesquisa demonstrassem algo, nunca teria ocorrido a aprovação do projeto, da forma como foi feito, goela adentro...tem algo de podre, no reino do 1o colocado..... Essa pesquisa aí sei não.

- Sim.Reclamamos muito de barriga cheia, se compararmos com outras cidades veremos que tá é bom demais! Mas claro, não podemos estagnar... melhorar sempre é bem vindo!

-Sim. Tem grande possibilidade de ser. Residi ai e a cidade oferece ótima infraestrutura. Não sei se melhorou. Não achava a internet tão boa assim. Quanto ao abastecimento de água e sua administração, parece que houve um considerável incremento nos últimos anos.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus