Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

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17/11/2015 06h42

Os Sinos - O pre?o do descaso com a sustentabilidade

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<p> Ditado catal&atilde;o: &ldquo;Entre Deus e o dinheiro, o segundo &eacute; sempre o primeiro.&rdquo; Do caos &agrave; lama, eis o resultado de um pa&iacute;s que, inebriado pela gan&acirc;ncia financeira, vira as costas para a sustentabilidade: &ldquo;Eram 16h20 quando um estrondo anunciou a trag&eacute;dia que ficar&aacute; para sempre marcada na hist&oacute;ria de Minas Gerais e, sobretudo, nas mem&oacute;rias de moradores das cidades de Mariana e Ouro Preto. A barragem do Fund&atilde;o, da Mina do Germano, propriedade da mineradora Samarco, entre os dois munic&iacute;pios da Regi&atilde;o Central do estado, estourou, liberando um tsunami de lama e rejeito t&oacute;xico que varreu o que encontrava pela frente. O povoado de Bento Rodrigues, distante 2,8 quil&ocirc;metros, onde havia 200 casas e viviam 620 pessoas, foi arrasado&rdquo;, informam os rep&oacute;rteres Landercy Hemerson, Rodrigo Melo e Roney Garcia, no Correio Braziliense de 06/11/2015.</p> <p> Em Saber cuidar: &eacute;tica do humano, compaix&atilde;o pela terra (2008), Leonardo Boff oferece ao p&uacute;blico um conceito acertado acerca da sustentabilidade: &ldquo;Diz-se que uma sociedade ou um processo de desenvolvimento possui sustentabilidade quando por ele se consegue a satisfa&ccedil;&atilde;o das necessidades, sem comprometer o capital natural e sem lesar o direito das gera&ccedil;&otilde;es futuras de verem atendidas tamb&eacute;m as suas necessidades e de poderem herdar um planeta sadio em seus ecossistemas preservados.&rdquo; Al&eacute;m desta contribui&ccedil;&atilde;o conceitual, o te&oacute;logo e fil&oacute;sofo brasileiro destaca S&atilde;o Francisco de Assis (1182-1226) como figura exemplar em prol da sustentabilidade no planeta.</p> <p> Fazendo quest&atilde;o de destacar os la&ccedil;os de fraternidade que nos une a todos os seres, o padroeiro da sustentabilidade, com ternura, chamava a todos de irm&atilde;os e de irm&atilde;s: o Sol, a Lua, as formigas e o lobo de Gubbio. Para S&atilde;o Francisco de Assis, todas as coisas tinham um cora&ccedil;&atilde;o, um pulsar pelo qual nutria venera&ccedil;&atilde;o e respeito, considerando como especial cada ser, por menos que fosse. Mesmo as ervas daninhas, nas hortas, eram bem consideradas por S&atilde;o Francisco de Assis, pois, na vis&atilde;o dele, elas, do seu jeito, louvavam o Criador. Assim, o not&aacute;vel evangelista simboliza o modo-de-ser do cuidado com respeito ao meio ambiente, representando um modelo verdadeiramente alternativo ao modo-de-ser do trabalho-domina&ccedil;&atilde;o-agress&atilde;o da natureza, conforme bem observa Leonardo Boff.</p> <p> Admirado em nosso pa&iacute;s, S&atilde;o Francisco de Assis sintetiza muito bem o vanguardismo ambiental que se faz pujante no Brasil, pot&ecirc;ncia ambiental por natureza. O reconhecimento deste m&eacute;rito se faz presente pelo menos desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500. Mesmo sabendo das inten&ccedil;&otilde;es patrimonialistas da coroa portuguesa em extrair ao m&aacute;ximo os recursos naturais da col&ocirc;nia &ldquo;descoberta&rdquo;, o documento em quest&atilde;o revela o fasc&iacute;nio dos que aqui aportaram: &ldquo;At&eacute; agora n&atilde;o pudemos saber se h&aacute; ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si &eacute; de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo d&rsquo;agora assim os ach&aacute;vamos como os de l&aacute;. &Aacute;guas s&atilde;o muitas; infinitas. Em tal maneira &eacute; graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-&aacute; nela tudo; por causa das &aacute;guas que tem!&rdquo;</p> <p> <strong>Um subdesenvolvimento traum&aacute;tico</strong></p> <p> Do trecho em destaque nasceu o famoso &ldquo;em se plantando tudo d&aacute;&rdquo;. Infelizmente, esta caracter&iacute;stica atraiu muito mais a gan&acirc;ncia predat&oacute;ria do que o zelo preservador. Se, na esteira orgulhosamente nacionalista de Jorge Ben Jor, na can&ccedil;&atilde;o Pa&iacute;s tropical (1969), podemos nos orgulhar de que &ldquo;moro no pa&iacute;s tropical/aben&ccedil;oado por Deus/e bonito por natureza&rdquo;, temos que admitir que o nosso patrim&ocirc;nio ambiental &eacute; constantemente dilapidado de forma tenebrosa, conforme testemunhou, certa vez, o poeta &aacute;rcade Cl&aacute;udio Manuel da Costa (1729-1789): &ldquo;Leia a posteridade, &oacute; p&aacute;trio Rio,/Em meus versos teu nome celebrado;/Por que vejas uma hora despertado/O sono vil do esquecimento frio:/N&atilde;o v&ecirc;s nas tuas margens o sombrio,/Fresco assento de um &aacute;lamo copado;/N&atilde;o v&ecirc;s ninfa cantar, pastar o gado/Na tarde clara do calmoso estio./Turvo banhando as p&aacute;lidas areias/Nas por&ccedil;&otilde;es do riqu&iacute;ssimo tesouro/O vasto campo da ambi&ccedil;&atilde;o recreias./Que de seus raios o planeta louro/Enriquecendo o influxo em tuas veias,/Quanto em chamas fecunda, brota em ouro&rdquo;. Destacando as belezas do Ribeir&atilde;o do Carmo, o &ldquo;p&aacute;trio Rio&rdquo;, Cl&aacute;udio Manuel da Costa, neste soneto, tamb&eacute;m ressalta a ambi&ccedil;&atilde;o desenfreada daqueles que exploravam, no s&eacute;culo XVIII, o ouro presente naquela importante paisagem mineira.</p> <p> No poema &ldquo;Estranhas Minas&rdquo; (Em ponto de bala, 2013), Ricardo Evangelista tamb&eacute;m denunciou a ordem econ&ocirc;mica como respons&aacute;vel direta pelo descaso brutal que afeta nossa dimens&atilde;o ecol&oacute;gica: &ldquo;Minas estranha/o que te d&aacute; nome/estraga vossas estranhas./Minas,/extirpam suas tripas/de ouro, calc&aacute;rio/diamante ferro brita./Estupram vossas matas/rios, lagos e grutas./Exportam pro estranja/China, Europa, Jap&atilde;o./Poucos imaginam, mas esse apito do trem/&eacute; um grito do min&eacute;rio que te roubam &agrave;s escondidas./Oh! Minas Gerais! Que esvai em feios vag&otilde;es./No caminho que tu andas n&atilde;o restar&aacute; nem os Gerais.&rdquo;</p> <div> <p> Face ao exposto, &eacute; preciso encarar a quest&atilde;o da sustentabilidade como princ&iacute;pio m&aacute;ximo do comportamento respons&aacute;vel a favor da qualidade de vida. Para tanto, &eacute; preciso que o investimento de recursos, a dire&ccedil;&atilde;o do desenvolvimento tecnol&oacute;gico e as mudan&ccedil;as institucionais estejam em sintonia com o est&iacute;mulo voltado para o progresso da gera&ccedil;&atilde;o presente, como tamb&eacute;m da gera&ccedil;&atilde;o futura, suprindo, assim, suas necessidades e aspira&ccedil;&otilde;es. Considerando a etimologia latina da palavra, o termo sustentabilidade prov&eacute;m dos verbos sustentare (manter) e sustinere (n&atilde;o deixar cair). O desenvolvimento que ignora a preserva&ccedil;&atilde;o e o progresso do nosso ecossistema, no fundo, se consolida como subdesenvolvimento traum&aacute;tico, resultante da hist&oacute;rica falta de cuidado para com todos os seres da cria&ccedil;&atilde;o.</p> </div> <p> <em>Por Marcos Fabr&iacute;cio Lopes da Silva &eacute; professor universit&aacute;rio, jornalista, poeta e doutor em Estudos Liter&aacute;rio</em></p>

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