Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/10/2015 07h02

Gastronomia & Alquimia: Moqueca do Alegrete

Bom Dia! Hoje é dia de Moqueca - Gastronomia & Alquimia, sua coluna de sabores e saberes apresenta: Panelaterapia, culinaryexperience.

Compartilhe

A Moqueca do Alegrete é uma receita que resgata e valoriza a cozinha mineira da bacia do Rio Doce, utilizando um peixe da fauna aquática daregião, é feita com postas de Piramutaba. Procurei utilizar um ingrediente comum e regional, encontrado em rios, ribeirões e lagos de minas. É um prato muito saboroso, leve, nutritivo e de fácil digestão.  Deguste cultura, aprecie com sabedoria!

Ingredientes Moqueca

1 Kg de Piramutaba em postas

3 cebolas médias bem picadinhas

1pimentão vermelho picado

1 pimentão verde picado

7 tomates“Andrea” sem pele e picados

1 alho poró picado, só o talo(parte branca)

Azeite de oliva

300ml de leite de coco

Cheiro verde a gosto (salsinha, cebolinha e coentro)

Modo de Preparo Moqueca

Refogue a cebola no azeite, adicione o alho poró, os pimentões e depois os tomates. Mexa bem e refogue tudo até os pedaços de tomates começarem a se desmanchar. Acrescente um pouco de água, misture e deixe ferver por 10 minutos. Agora coloque as postas de piramutabatemperadas só com sal e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire com uma concha parte do caldo da moqueca e reserve para fazer o pirão*. Adicione o leite de coco, misture, deixe ferver, coloque o cheiro verde e pronto.

Pirão*

Coloque o caldo reservado da moqueca em uma panela, leve ao fogo e adicione quatro colheres (sopa) de farinha de mandioca dissolvida em água. Misture até engrossar acerte o sal e pronto.

Harmonização: Chope cremoso da Prússia

Observação:Este prato é bom para tosse, gripe, dor de corno, mal olhado, espinhela caída, vento virado, inveja,olho gordo, e traz de volta a pessoa amada em até 5 dias úteis.

Tiradas do Coronel Machado:Um dia de cada vez.

Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus