Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

01/07/2015 15h34

Mesa Redonda discute violência nas escolas

Compartilhe

O Presidente da Amepi e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, participaram, no último dia 30, do evento promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Nova Era (SRE), sobre violência nas escolas. Na Mesa Redonda estavam também o Delegado de Polícia Civil, Dr. Bernardo de Barros Machado; a Diretora da SER, Cleide Lopes da Costa; a Tenente Maria das Graças Araújo, representando a Polícia Militar; o presidente da OAB de João Monlevade, Dr. Tales Vinícius da Silva Gonçalves, e o senhor José Geraldo dos Santos, membro da Escola de Pais do Brasil, Seccional de João Monlevade.

As discussões abordaram questões sobre grande número de jovens entre 15 e 24 anos assassinados diariamente na região; a falta de lazer e a precariedade cultural; a ausência da família na escola, os papeis de cada instituição no processo educacional da criança; o papel do judiciário, as leis e as formas de minimizar o problema da violência.

O questionamento dos educadores foi mais um pedido de socorro e apoio. Eles queriam ouvir das autoridades, formas de combater e lidar com a violência nas escolas. Após as discussões, nenhum encaminhamento foi feito e as reflexões foram direcionadas ao fato de que todas as entidades representadas na Mesa Redonda e também a sociedade como um todo podem contribuir para diminuir a violência, cada um na sua área, porque todos têm um pouco de responsabilidade no processo: a escola, a família, a polícia, o judiciário e o Estado.

Para Fernando Rolla, o encontro foi produtivo e serviu para mostrar os problemas que as instituições estaduais vêm enfrentando, bem como as ações que as prefeituras estão fazendo para minimizar estes problemas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus