Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

19/06/2015 07h01

Gastronomia & Alquimia - Que tal cozinhar !

Sua coluna de sabor e saberes apresenta: Panelaterapia, culinaryexperience.

Compartilhe

Bom Dia! Hoje é dia de receita com cerveja.

Cervejas para Temperar. Da garrafa para a panela

Descoberta há quase 8.000 anos na suméria, a cerveja é uma das bebidas mais antigas da humanidade, era apreciada no Egito antigo e em várias outras civilizações passadas. Com o tempo, o processo de fabricação sofreu algumas transformações. Segundo historiadores foi só a partir da idade média que a cerveja adquiriu o aroma e o sabor mais próximo do que conhecemos hoje. Os grandes responsáveis por esta transformação foram os monges católicos, que em seus mosteiros aperfeiçoaram as técnicas de fabricação. Assim a bebida que era muito escura, encorpada e de gosto forte ficou mais clara e suave. Não demorou muito para que algum mestre-cuca maluco e criativo vertesse o liquido precioso na panela, equalizando o sabor do alimento com o gosto marcante da cerveja.Na verdade, ela vai muito bem no copo e na taça, mas fica ainda melhor quando cai na panela. Por conta de seus ingredientes naturais e saudáveis, a cerveja pode integrar receitas e tornar a experiência gastronômica inesquecível.

Com cerveja

As enzimas presentes na cerveja ajudam a quebrar as fibras da carne, tornando-a mais macia e mais saborosa simultaneamente. Além disso, o lúpulo e os açúcares da bebida podem dar um toque agridoce ao bife, às aves e ao filé de peixe. A água da cerveja contribui para deixar a carne mais suculenta.

Com peixes e frutos do mar, o uso da cerveja não é tão comum, mas temos bons resultados, o conselho é usar as cervejas claras como a Pilsen. Pescados tenros, como garoupa e badejo, pedem cervejas escuras e mais adocicadas como as do estilo Malzbier ou Bock.Para preparar carnes mais fortes, como as de caça e o cordeiro, as cervejas de trigo, tecnicamente chamadas de Weiss, podem cair muito bem. Elas são potentes em sabor, aroma e corpo. Assim como estas carnes exóticas, essas bebidas trazem características marcantes.Por fim, experimente colocar a cerveja em molhos, massas, pães e sobremesas. Cozinhar usando cerveja oferece uma variedade de sabores únicos que seriam inacessíveis de outra forma. Dependendo do tipo, podem acrescentar gosto de caramelo, café, chocolate, frutas, ervas, pimentas ou toques florais.

A Alquimia

O estilo escolhido terá um grande impacto na receita. Cervejas muito leves, como a Pilsen, a Lager, e algumas Pale Ales, dão menos sabor aos alimentos. Cervejas muito fortes, como as do tipo Porter,Bock e Stout (cervejas escuras), dão ao prato cor, sabor meio amargo, defumado ou tostado.Temos também as de sabor intermediário, tanto em termos de lúpulo quanto de malte. As cervejas ambarinas e as extras amargas são ótimas para marinar e cozinhar alimentos.

Filé Penne Beer (Prato Autoral)

Ingredientes Penne na Cerveja

1 pacote de macarrão tipo penne (500g)

1 cebola picada

300g de bacon sem pele picado

2 colheres (sopa) de manteiga

4 latas de cervejapilsen

2 cubos de caldo de legumes

1 colher (sopa) de amido de milho

Sal

Modo de Preparo Penne na Cerveja

Cozinhe o macarrão em água abundante (1 litro para dada 100g de massa e 1 colher (sopa) de sal para cada litro de agua). Enquanto isso faça o molho: frite o bacon, coloque a manteiga, refogue a cebola picada. Adicione a cerveja, o caldo de legumes e deixe reduzir. Dissolva o amido de milho em um pouco de agua e acrescente ao molho. Mexa sem parar, até engrossar. Corrija o sal, misture o molho na massa e sirva imediatamente.

Ingredientes Filé

1 peça de filé mignon limpa

Pimenta do reino moída na hora

Óleo de Milho

Sal

Modo de preparo Filé

Corte os bifes de filé mais grosso (alto) e tempere com sal e a pimenta do reino branca moída na hora. Aqueça bem a chapa ou frigideira e frite o bife em fogo alto. Sirva-o ao ponto para mal passado.

Harmonização: Cerveja Capitão Senra da Backer

Tiradas do Coronel machado: “Como vencer o medo? Dome-o”.

Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus