Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/06/2015 06h34

Gastronomia & Alquimia - Que tal cozinhar!

O que era bom está de volta... e ainda melhor...

Compartilhe

Bom Dia! Hoje é dia de iniciar a nova temporada.

Gastronomia & Alquimia, sua coluna de sabor e saberes apresenta:Panelaterapia, uma experiência gastronômica única.

Cervejas para Namorar

Quer fazer bonito com sua parceira ou parceiro? Quer apimentar uma relação ou instigar o início de uma? Nunca pensou que a cerveja pudesse ser uma opção de bebida romântica e sedutora? Pois é, está na hora de rever seus conceitos! Não são raros os momentos em que é preciso impressionar à mesa. Seja em casa, seja no bar, às vezes a ocasião pede e a companhia merece. Tem marca de cerveja artesanal que surpreende os mais refinados paladares, aquela gatinha esperta e até cunhados, sogra e o sogrão. Dizem as boas línguas que afrodisíaca é a intenção, mas alguns alimentos e bebidas podem sim exercer um poder maior de estimular a libido. É importante saber escolher a cerveja perfeita para uma noite bem intencionada. O ritual de degustar a bebida como se faz com um bom vinho, também cria um clima gostoso que sai doconvencional e deixa a atmosfera ideal para a ocasião. A dica é evitar cervejas muito fortes. Dêpreferência para as artesanais mais suaves ou paraas que têm notas de frutas, caramelo, café ou chocolate.Mulheres geralmente preferem bebidas mais adocicadas e fáceis de beber. Faça uma brincadeiraromântica e vá descobrindo junto com o(a) parceiro(a), os aromas e sabores por traz da bebida escolhida. Observe a arte do rótulo, a cor do liquido, depois leia as informações para ver se vocês acertaram os ingredientes.

O Par Perfeito

Reforçando o imenso potencial que existe entre a cerveja e a gastronomia, sugiro para o momento a dois, um jantar especial, leve e que harmonize com o tipo de cerveja escolhida. Hoje existe a tendência da valorização das cervejas especiais e de sua relação com a comida. Os cozinheiros ou aspirantes devem aprender a sentir a complexidade dos sabores e aromas destas cervejas, para harmonizá-las e criar pratos fugindo de clichês. Nesta ocasião, podem-se harmonizar ótimas cervejas com pratos simples, leves e fáceis de fazer. Deve-se abusar da criatividade com ingredientes comuns e de preparo simples.

Cerveja e Sedução

Já temos zelo pelo que comemos, precisamos olhar também para a qualidade do que bebemos. Cerveja gourmet, sobretudo em situações especiais, ainda é novidade para muitos. Vale a pena experimentar, pois estas cervejas atingiram um grau de sabor e sofisticação impressionante, o processo de fabricação é complexo e o resultado final é tão diferente das cervejas industriais como a água é do vinho. As cervejas artesanais são uma homenagem ao paladar, seguem uma rigorosa seleção das melhores matérias-primas que se unem à alquimia do Mestre Cervejeiro, para proporcionar aos apreciadores uma experiência singular.  Não é o tipo de cerveja fabricada em massa, que você arranca a tampa na beira da mesa ou com abridores improvisados. Algumas são envazadas como champagnes, com rolhas especiais. É uma cerveja para ser apreciada com ritual, em taças próprias e, podendo, até à luz de velas. As cervejas artesanais são tão interessantes quanto o vinho na arte da sedução. Lembre-se: a cerveja é a bebida da alegria e a alegria é uma ótima forma de sedução!

Supreme de Tilápia ao Molho Especial de Uva e Cerveja

Ingrediente Supreme de Tilápia

ü  1kg de filé de tilápia

ü  Pasta de alho e sal

ü  1/2 kg de Farinha de trigo

ü  1/2kg de fubá

ü  1l de óleo de milho

Modo de Preparo

Tempere os filés com pasta de alho e sal, passe na farinha de trigo misturada com o fubá e depois frite por imersão no óleo de milho. Escorra em papel toalha antes se servir.

Ingredientes Molho Especial de Uva com Cerveja

ü  1l de suco de uva integral

ü  4 latas de cervejamalzibierou bock

ü  2 cebolas cortadas em cubos maiores

ü  4 dentes de alho picados

ü  3 cenouras cortadas em cubos maiores

ü  2 talos de aipo cortado em cubos

ü  1bouquet garni pequeno (3 folhas de louro, ramos de salsinha e tomilho)

ü  5 cravos

ü  2 paus de canela

ü  8 grãos de pimenta do reino rosa amassados

ü  Amido de milho

ü  Sal a gosto

ü  100g de manteiga sem sal

ü  1 colher (sopa) de vinagre balsâmico.

Modo de Preparo

Leve ao fogo o suco de uva, a cerveja, os legumes, o buquê de garni e as outras especiarias, até reduzir metade do volume. Peneire o molho e engrosse-o, em fogo baixo, com amido de milho. Finalize acrescentando a manteiga e o vinagre balsâmico, misture até ficar homogêneo e pronto.

Dica: Este molho especialtambém pode ser servido com frango, carne de porco, embutidos ou defumados.

Tiradas do Coronel Machado: “Quem está montado na razão não precisa de espora”.

Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus