Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/02/2015 07h56

"Sapeca Iaiá" garante folia em Monlevade

Bloco completa 33 anos com muita energia para 2015

Compartilhe

Garantindo a manutenção do carnaval monlevadense, o Bloco “Sapeca Iaiá” completa 33 anos e vem agitar as ruas do bairro Tieté nos quatro dias de folia.

Com o tema “Cada um no seu quadrado”, os fólios fundadores do bloco garantem muita irreverência, alegria e criatividade.

O Sapeca Iaiá tem sua concentração todos os dias, iniciando no sábado, 14, a partir das 16 horas na pracinha do "Tieté".

Os organizadores garantem muita alegria e convida todos os apaixonados pelos antigos carnavais de rua a comparecerem ao evento que não tem nenhum custo para o folião.

Conheça o Bloco

Segundo informações o bloco “Sapeca Iaiá” foi criado pelos irmãos Rômulo Ras e José Ricardo devido um racha dentro do extinto bloco “Reunião de Bacanas”.

Segundo Rômulo Ras, que também fundou o “Reunião de Bacanas”, junto com os amigos Luiz do Cavaco e Zarú do Pandeiro,que na época moravam em BH, somados aos amigos de JM, Pereira, Zé Afonso e José Ricardo, com o apoio de outros bambas montaram o bloco.

Ainda conforme Rômulo, o bloco ficou muito famoso pela qualidade do Samba, alegria e organização, mas sucumbiu à partir da interferência de terceiros, que vendo um futuro promissor, que poderia gerar lucro, começaram a articular sua legalização junto aos órgãos púbicos, com estatuto, burocracia etc.

"Ficamos insatisfeitos com alguns intrusos que quiseram tomar a frente da nossa idéia e sacrifício inicial. Quando o Bloco ficou famoso e respeitado, fizeram uma diretoria e me colocaram de oitavo secretário”, diz rindo Rômulo Ras.

“Disseram que era simbólico e só para constar, só que as despesas com os encargos sociais daquela instituição chegaram em nosso endereço e nos deu muito trabalho para nos livrar daquilo, por outro lado, aquele intrusos nem falaram mais no assunto, daí saímos e fundamos o “Sapeca”, combinamos de nunca permitir a criação de uma diretoria, comissão disso e daquilo. Zelamos para que continue sempre em poder dos mais simples, daqueles que não tem outra opção. Mesmo assim vez ou outra, aparece um querendo "organizar"., relata o músico.

Segundo Rômulo Ras o "Sapeca Iaiá" não tem dono mas tem guardiões e o objetivo é não ter compromisso nenhum a não ser com a alegria e a tradição do Carnaval.

Fotos: Ernane Motta

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus