10/02/2015 07h56
Bloco completa 33 anos com muita energia para 2015
Garantindo a manutenção do carnaval monlevadense, o Bloco “Sapeca Iaiá” completa 33 anos e vem agitar as ruas do bairro Tieté nos quatro dias de folia.
Com o tema “Cada um no seu quadrado”, os fólios fundadores do bloco garantem muita irreverência, alegria e criatividade.
O Sapeca Iaiá tem sua concentração todos os dias, iniciando no sábado, 14, a partir das 16 horas na pracinha do "Tieté".
Os organizadores garantem muita alegria e convida todos os apaixonados pelos antigos carnavais de rua a comparecerem ao evento que não tem nenhum custo para o folião.
Conheça o Bloco
Segundo informações o bloco “Sapeca Iaiá” foi criado pelos irmãos Rômulo Ras e José Ricardo devido um racha dentro do extinto bloco “Reunião de Bacanas”.
Segundo Rômulo Ras, que também fundou o “Reunião de Bacanas”, junto com os amigos Luiz do Cavaco e Zarú do Pandeiro,que na época moravam em BH, somados aos amigos de JM, Pereira, Zé Afonso e José Ricardo, com o apoio de outros bambas montaram o bloco.
Ainda conforme Rômulo, o bloco ficou muito famoso pela qualidade do Samba, alegria e organização, mas sucumbiu à partir da interferência de terceiros, que vendo um futuro promissor, que poderia gerar lucro, começaram a articular sua legalização junto aos órgãos púbicos, com estatuto, burocracia etc.
"Ficamos insatisfeitos com alguns intrusos que quiseram tomar a frente da nossa idéia e sacrifício inicial. Quando o Bloco ficou famoso e respeitado, fizeram uma diretoria e me colocaram de oitavo secretário”, diz rindo Rômulo Ras.
“Disseram que era simbólico e só para constar, só que as despesas com os encargos sociais daquela instituição chegaram em nosso endereço e nos deu muito trabalho para nos livrar daquilo, por outro lado, aquele intrusos nem falaram mais no assunto, daí saímos e fundamos o “Sapeca”, combinamos de nunca permitir a criação de uma diretoria, comissão disso e daquilo. Zelamos para que continue sempre em poder dos mais simples, daqueles que não tem outra opção. Mesmo assim vez ou outra, aparece um querendo "organizar"., relata o músico.
Segundo Rômulo Ras o "Sapeca Iaiá" não tem dono mas tem guardiões e o objetivo é não ter compromisso nenhum a não ser com a alegria e a tradição do Carnaval.
Fotos: Ernane Motta
Leia também
10h01
NOTÍCIAS RUINS DÃO MAIS IBOPE.
18h25
Prefeitura de João Monlevade e autarquias funcionam normalmente no Carnaval
10h19
Política e cidadania no sangue: Clésio Gonçalves fala de sua trajetória e se apresenta como pré-candidato
09h03
Iniciadas obras do Centro Educacional em Catas Altas
07h44
Recursos extras de mineradoras serão pra combater pandemia