Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/02/2015 07h50

Monlevade, Itabira e São Gonçalo representam a região no Parlamento Jovem 2015

Para o presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), João Monlevade continuar no projeto é fundamental.

Compartilhe

As câmaras municipais de João Monlevade, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo são as representantes da região no Parlamento Jovem 2015, uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e PUC Minas. Os três municípios formam o Pólo Médio Piracicaba, do qual Itabira é a cidade Pólo.

O tema a ser discutido no PJ 2015 é “Segurança pública e direitos humanos”. Este ano, mais de 40 municípios demonstraram interesse em participar do projeto. A exemplo do ano passado, todas as cidades foram divididas em polos regionais, a fim de dar mais autonomia ao processo. Em 2014, João Monlevade e Itabira foram as representantes da região, sendo Monlevade o município polo. Seguindo as diretrizes do projeto, de diversificar os municípios polos, Itabira foi escolhida para coordenar os trabalhos na região. Uma reunião entre os coordenadores já ocorreu este ano para planejamento dos trabalhos. Outro encontro deve ocorrer em março, em Belo Horizonte, para alinhar as diretrizes entre as cidades participantes desta edição.

Para o presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), João Monlevade continuar no projeto é fundamental. “O Parlamento Jovem é uma forma de inserir os jovens no conceito de cidadania e participação popular, trazendo-os até a Câmara. Por isso não vamos ficar de fora deste projeto”, disse. A coordenação local do Parlamento Jovem deve reunir-se ainda este mês com as escolas interessadas em participar do projeto em Monlevade.

Histórico

A edição de 2014 do PJ teve como tema “Envelhecimento e qualidade de vida”. Na Plenária Estadual do projeto, em Belo Horizonte, das 15 propostas aprovadas pelos estudantes dos 27 municípios participantes, quatro foram do Polo João Monlevade, do qual também participou Itabira. Esta é a quarta vez que a Câmara de Monlevade participa do projeto, que está em sua 12ª edição.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus