Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/01/2015 07h12

Obras em pacas não saem e moradores protestam

Compartilhe

Os moradores da comunidade de pacas, distrito de São Gonçalo divisa com Monlevade, protestaram com queima de pneus na manhã dessa terça-feira, 20. Eles exigem que a promessa dos prefeitos das duas cidades, Antônio Carlos e Teófilo Torres seja cumprida.

Ambos haviam dito que asfaltariam o trecho da estrada que pertence a João Monlevade no meio do ano passado, com previsão de término das obras no fim do ano de 2014. A obra, porém, nem mesmo começou.

A idéia era uma parceria entre as duas Prefeituras. A de São Gonçalo entraria com 70% do valor correspondente e a de João Monlevade com 30%. De lá para cá as assessorias das duas Prefeituras nunca justificaram os atrasos, ou explicaram o aborto da obra. Tal fato indica que novos protestos devem acontecer.

O local tem alto fluxo de veículos, incluindo de uma empresa e do DAE (Departamento de Águas e Esgotos). O aumento do trânsito ainda foi sentido depois do asfaltamento do trecho de São Gonçalo, pois muitos veículos utilizam a via para cortar caminho para a BR 381. Tal fato aumentou a poluição nas casas locais, com aumento da poeira, que já era difícil. Em tempos de chuva, a localidade sofre ainda mais com lama que escorre para algumas casas e atoleiros.

Moradores aguardam posicionamento

O asfaltamento de pacas é uma idéia interessante porque ajudaria no escoamento de produção agrícola de São Gonçalo a Monlevade, serviria como alternativa a determinado trecho da BR 381 e aumentaria as linhas de ônibus para os moradores locais. Muitos moradores da cachoeirinha e Água Limpa também trabalham ou estudam em Monlevade. Por isso, quando foi anunciada a obra, os moradores ficaram animados, pois tratam-se de duas cidades fortes da região. O anúncio foi feito na presença de grande público e de autoridades, com os dois prefeitos participando de solenidade. O trecho que pertence a São Gonçalo foi asfaltado pela gestão Antônio Carlos. 

Prefeituras respondem

Questionada pelo Bom Dia sobre a situação da obra, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade informou que o calçamento da rua da ETA Pacas já estava previsto no cronograma da Secretaria de Obras para ter início na próxima semana, assim como a limpeza da via e outras melhorias.

Entretanto não comentaram sobre o asfaltamento da via.

Apesar do prefeito de São Gonçalo Antônio Carlos, ter assumido 70% da obra, a iniciativa seria do prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres, já que o território pertence a Monlevade.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus