Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/01/2015 17h12

Sindicato da Metabase quer que Vale pague PR de 7 salários

Compartilhe
Em reunião realizada na última terça-feira (13) entre a diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região e representantes da Vale em Belo Horizonte, ficou acertado que no dia 1º de fevereiro a mineradora divulgará os valores que deverão ser pagos aos trabalhadores pela Participação dos Lucros e Resultados (PLR).
 
No ano passado a mineradora pagou o equivalente a 5,7 salários a cada trabalhador. Este ano, segundo o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, a luta será para que a empresa pague o valor máximo, o que corresponde a 7 salários. “Ano passado nós tivemos uma produção 7% a mais do que em 2013, ou seja, os trabalhadores de Itabira contribuíram para o aumento da produção, quer dizer, foram 317 milhões de toneladas de minério extraídos e vendidos, então, merecemos uma boa PLR, uma PLR melhor do que no ano anterior. Estamos reivindicando da empresa e vamos trabalhar para que ela pague 7 salários de participação. Não vamos assinar nenhum acordo com a empresa com o valor de PLR menor do que a do ano passado. Nós não vamos fazer isso”, garantiu o sindicalista.
 
Ainda de acordo com Paulo Soares, a Vale não poderá utilizar a crise econômica financeira “como desculpa” para pagar uma PLR abaixo do valor anterior. Na opinião do sindicalista, o “trabalhador não merece” receber menos do que o equivalente a 5,7 salários. “A Vale ganha muito dinheiro e está aí se desculpando na crise, quer dizer, quando a empresa está ganhando dinheiro ela não divide o bolo com o trabalhador e no primeiro sinal de crise a empresa começa a falar que não dá para pagar PLR, que tem que pagar um valor menor que do ano passado. De forma alguma vamos aceitar um valor menor que a do ano passado. O trabalhador não merece isso, ele fez a sua parte que foi de produzir, então, não dá para jogar nas costas do trabalhador a conta da crise.
 
Então, a direção do sindicato vai lutar por valor melhor que a do ano passado”, concluiu o presidente do Metabase.
 
com informações:Átila Lemos

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus