Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

24/11/2014 16h07

Pojeto "Dia de Campo" capacita produtores de banana em São Gonçalo

Compartilhe

São Gonçalo do Rio Abaixo-Produtores de banana de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram, na última sexta-feira, 21, do Dia de Campo realizado na propriedade de José Martins Moreira, na comunidade rural de Rio Claro. A capacitação faz parte do programa Gerando Frutos, promovido pela Prefeitura que incentiva o cultivo da banana no município e visa oferecer conhecimento das técnicas de cultivo e manejo da fruta, além de lidar com as doenças que atingem o bananal.

Divididas em teoria e prática, as atividades foram coordenadas pelo técnico agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Hélio Antônio Fernandes. Foram passadas aos participantes informações importantes para a produção de banana de qualidade, tratos culturais, adubação, fertilizantes e manutenção da lavoura.

Para Simone Aparecida do Nascimento, 38 anos, da comunidade do Bamba, o Dia de Campo possibilita sanar dúvidas com relação ao manejo da fruta. “Esse trabalho é muito proveitoso porque podemos perguntar e debater sobre as coisas que vemos no campo, tirar nossas dúvidas e aprender o manejo correto”, disse.

Na opinião de José Martins Moreira, 58 anos, morador de Rio Claro, o Gerando Frutos representa tudo para o produtor rural de São Gonçalo. “Venho tendo retorno desde as primeiras caixas que colhi. Muita gente planta banana e acha que é só plantar, mas a banana é uma planta muito exigente e a informação do manejo correto é o Dia de Campo que vem trazer”, observou.

O Gerando Fruto teve início em 2009 e beneficia centenas de produtores em todo o município. A Prefeitura fornece as mudas, assistência técnica especializada para o cultivo e ainda contribui na comercialização da produção municipal.

Fotos:Hendrigo Costa/ Acom PMSGRA

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus