Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/10/2014 18h57

Serra do Gandarela é transformada em parque nacional

Presidente Dilma assinou decreto que protege área situada no território de oito municípios das regiões metropolitana e Central de Minas Gerais. O parque será administrada pelo instituto Chico Mendes

Compartilhe

Foi publicado nesta terça-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Gandarela. A área compreende os municípios de Nova Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, e é considerada a última cadeia de montanhas intocada pela mineração no quadrilátero ferrífero, integrando o conjunto da Reserva da Biosfera do Espinhaço.

A criação do parque era reivindicada por moradores dos municípios e diversas entidades em prol do meio ambiente há pelo menos cinco anos. A área também abriga vestígios de animais pré-históricos.

A criação do parque visa garantir a preservação das amostras de patrimônio biológico, geológico, cavernas e cursos d'água no local. O parque também abriga campos rupestres.

O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff, define a área de proteção e estabelece que ficam excluídas da área do parque os trechos necessários a operação e manutenção das linhas de distribuição de energia elétrica existentes (Taquaril - Mariana 1, Subestação Santa Bárbara 1, Santa Bárbara 1 - Mineração Serra Geral, Ouro Preto 2 - Mariana 1 seus acessos).

O governo federal sofreu pressões de grupos ligados às mineradoras, mas levou-se em conta os mananciais e aqüíferos existentes na região que são responsáveis pela manutenção do abastecimento de água da grande BH e da região central do estado.

O Parque Nacional da Serra do Gandarela será administrado pelo Instituto Chico Mendes, que será responsável por adotar as medidas de controle, proteção e implementação da reserva.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus