Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/10/2014 21h36

Investimentos na ETE geram qualidade de vida

Compartilhe

 A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Catas Altas recebeu, nos últimos meses, dois profissionais com a missão de melhorar o desempenho do processo de tratamento do esgoto.

“A ETE de Catas Altas possui uma estrutura eficaz, os reatores estão bem dimensionados, a separação dos sólidos e líquidos é eficiente e o leito de secagem é adequado, mas é possível melhorar. Substituímos o sistema de coleta do gás, reformamos os reatores, as válvulas e o sistema de aspiração do lodo e ainda alteramos alguns procedimentos de operação como a frequência de queima do gás”, explica Uáscar Quintão, engenheiro civil da Prefeitura de Catas Altas.

O biogás desprendido durante o processo de tratamento do esgoto é coletado e queimado. Este gás é o Metano (CH4), causador de danos ambientais como o aquecimento global. O CH4 é transformado em gás carbônico (CO2) após a queima e liberado para o meio ambiente. “O gás carbônico além de ser um gás menos poluente possui um odor mais agradável do que o Metano. Ao tratar o esgoto em Catas Altas nos preocupamos com o meio ambiente”, explica Bernardo, engenheiro ambiental da Prefeitura de Catas Altas.

Os moradores do bairro Sol Nascente, onde a ETE está instalada, consideram a melhora do odor exalado mas ainda não estão satisfeitos: “O desconforto que sentíamos com o cheiro da ETE diminuiu nos últimos meses mas observei que ao entardecer há uma piora”, conta Marcos Perdigão, proprietário do bar Trilhas e morador do Sol Nascente.

A Nova ETE:

A equipe técnica da Prefeitura de Catas Altas e os moradores do Sol Nascente elegeram a saída do Acesso I como a melhor área para a instalação da nova ETE. “Além de ser um local afastado, vamos usar uma tecnologia de ponta e sustentável, a Fitorremediação.

“A fitorremediação é uma tecnologia onde se usa plantas na remoção de material orgânico, as raízes das plantas além de degradar, aumentam a fertilidade do solo, sem produzir cheiro”, explica Uáscar.

A Prefeitura de Catas Altas convida a população para participar do processo de melhora da ETE. “Queremos ouvir a opinião dos catas-altenses sobre o desempenho da ETE, juntos faremos o melhor para Catas Altas”, conta Saulo. Já foram realizadas duas reuniões sobre a ETE com os catas-altenses do bairro Sol Nascente.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus