Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/10/2014 14h38

Saúde em Santa Bárbara é reforçada com especialidades médicas

Compartilhe

No intuito de fortalecer o sistema público de saúde no município, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está contratando médicos especialistas para atender uma antiga demanda da população. As vagas de cardiologista, dermatologista, pediatra, ortopedista, ginecologista e regulação já foram preenchidas por meio do Processo Seletivo Simplificado para admissão de especialistas.

As demais especialidades restantes (oftalmologista, otorrinolaringologista, proctologista, neurologista e pneumologista) serão contratadas através do Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Piracicaba (Cismepi) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel) para atendimento no município.

A contratação de novos médicos especialistas traz mais agilidade na marcação de consultas, comodidade, conforto e economia aos cofres públicos. Antes, todas as demandas eram encaminhadas para o Ciscel, em Itabira. Agora, o paciente pode fazer sua consulta especializada em Santa Bárbara. Lembrando que o transporte continuará disponível caso seja necessário atender uma especialidade que não tenha na cidade.

Nos últimos seis meses de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 6.499 atendimentos com especialistas e um total de 66.599 exames. O resultado representa aumento de 30% no número de atendimentos e de 54% nos exames realizados no mesmo período do ano passado.

Para se consultar com um especialista é preciso encaminhamento de um clínico de um PSF. O agendamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde por ordem de prioridade e classificação de risco. Os exames que puderem ser realizados na região serão encaminhados para os postos de saúde de Santa Bárbara e Barão de Cocais.

Além da contratação de médicos especialistas, o município conta, desde julho, com três médicas cubanas, vindas por meio de um programa do Ministério da Saúde. Elas exercem função em três PSFs da cidade. São elas: Doutora Glayds Tereza Perez, Doutora Liudmila Diaz Nuviola e Doutora Dayane Homez Rangel.

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus