Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/09/2014 16h15

Semana de Turismo com várias atividades em Itabira

Compartilhe

Palestras, oficinas, seminários e apresentações musicais são as atividades programadas para a Semana do Turismo em Itabira. Ela é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). A abertura oficial aconteceu na tarde de segunda-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e o encerramento será no próximo sábado (27).

No primeiro dia da programação, houve a palestra “O papel do poder público na atividade turística”, ministrada pelo secretário de Turismo de Itabirito e presidente da Associação do Circuito do Ouro, Ubiraney Figueiredo. Participaram do encontro o prefeito Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito e secretário da SMDECTIT Reginaldo Calixto de Oliveira, integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representantes do Poder Legislativo, secretários municipais e servidores públicos, entre outras pessoas ligadas ao setor turístico na cidade.

“É uma semana que teremos debates sobre essa importante atividade econômica. O prefeito Damon não tem medido esforços para que possamos fomentar ainda mais esse segmento em Itabira e nos distritos. Podemos observar os eventos, como Festival de Inverno e Expoita, que contribuem para atrair turistas e fomentar nossa economia. Que possamos ter dias de informação, motivação e, principalmente, aprendizado”, disse Reginaldo Calixto.

Damon Lázaro de Sena explicou que o evento propõe levar conhecimento às pessoas ligadas diretamente ao turismo na cidade, que deverão repassá-lo a toda comunidade. “Itabira é dona de um potencial turístico muito superior ao de outras cidades que desenvolvem esse trabalho. No entanto, aqui ele é pouco explorado. Talvez por ser uma cidade minerária e pelo conforto de ter um orçamento, que é finito, proveniente dessa atividade, houve gestores que relaxaram na busca do crescimento de outras áreas para a diversificação econômica. Esse assunto é discutido há muitos anos, mas ações concretas são poucas e temos que ampliá-las”.

O prefeito enumerou os atrativos que a cidade possui, como cachoeiras, parques naturais, casarões, o legado deixado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, além de ter um povo receptivo. “A cidade tem que ser relançada no cenário estadual e nacional no tocante ao turismo”, enfatizou.

Segundo Ubiraney Figueiredo, “Itabira é uma cidade rica em todos os aspectos e, principalmente, em potencial para atividade turística. Precisamos da cidade como polo efetivo dentro do Circuito do Ouro”. Ele destacou ainda a necessidade de se ter um diálogo permanente e trabalho conjunto das secretarias municipais e demais segmentos, como hotelaria, gastronomia, segurança pública, transporte, cultura popular, abastecimento, entre outros.

“Todos têm importância no papel de desenvolvimento da atividade turística. Ela só será sustentável se houver planejamento e integração, para que seja próspera e sustentável. Itabira tem que ser um produto bom e saudável. A cidade tem que ser atrativa, bonita”, comentou o palestrante.

Confira a programação da Semana do Turismo em Itabira:

23 de Setembro – Terça-feira

Casa de Drummond

8h às 11h e 14h às 17h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista” (público-alvo: funcionários dos atrativos turísticos de Itabira)


Itec – Bairro Amazonas

19h – Palestra “Turismo, que negócio é esse?”, com Otávio di Toledo – apresentador do programa “Viação Cipó”, da TV Alterosa

24 de Setembro – Quarta-feira

Uaitec – Esplanada da Estação

14h às 17h – Seminário “Desenvolvimento do Turismo Sustentável: a ação dos empreendedores e trabalhadores do setor de hospedagem, alimentos e bebidas”, com Tom Pires – turismólogo, mestre em turismo e meio ambiente, sócio-proprietário da Esfera Consultoria

Casa de Drummond

8h às 11h e 14h às 17h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”

Salão Comunitário – Ipoema

18h30 às 21h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”, “Atrativos histórico-culturais e naturais de Itabira” (público-alvo: funcionários dos atrativos turísticos e pousadas dos distritos e pessoas interessadas em trabalhar como condutor de turismo)

25 de Setembro – Quinta-feira

26º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Rua Sérgio Eisemberg, 250 – Fênix

8h às 11h – Seminário “Desenvolvimento do Turismo Sustentável: a ação da Polícia Militar e dos Agentes Municipais de Trânsito” - Tom Pires

Casa de Drummond

8h às 11h e 14h às 17h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”


Salão Comunitário – Ipoema

14h às 17h – Seminário “Desenvolvimento do Turismo Sustentável: a ação dos atores comunitários e empresários dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo” - Tom Pires

18h30 às 21h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”

26 de Setembro – Sexta-feira

Casa de Drummond

8h às 11h e 14h às 17h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”

Uaitec – Esplanada da Estação

8h às 11h - Seminário “Desenvolvimento do Turismo Sustentável: a ação dos conselheiros municipais de turismo e de patrimônio cultural” - Tom Pires

14h às 17h - Seminário “Desenvolvimento do Turismo Sustentável: a ação dos taxistas e atendentes de posto de gasolina” - Tom Pires

Salão Comunitário – Ipoema

18h30 às 21h – Oficina “Qualidade no atendimento ao turista”

27 de Setembro – Sábado

Concha Acústica

14h – O Som da Concha Itabirana

Comemoração ao Dia Mundial do Turismo

Shows com as bandas Uobá, Venal, Tião Duá e o DJ Juninho Ibituruna

Mais informações na SMDECTIT pelo telefone 3839-2525.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus