Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/09/2014 09h28

Gastronomia: Rabada à moda Pink Floyd

Compartilhe

O que é bom merece reprise, e, caso alguém vacilou e não pegou essa receita, vai aí uma segunda chance de poder fazer e saborear um dos pratos mais tradicionais do interior das Minas Gerais. Lógico que essa receita leva o toque especial do colunista.

Rabada à moda Pink Floyd

Ingredientes:

-uma rabada picada +/- 1 kilo e meio (retire todo o excesso de gordura)

-300 gramas de Bacon picado

-6 dentes de alho picadinhos

-½ cebola media picadinha

-5 colheres de sopa de óleo de soja

-1 copo de vinho branco seco

-1 colher de sopa de corante

-5 batatas médias descascadas e cortadas ao meio

-3 batatas doce médias picadas em três partes

-1 cenoura vermelha grande bem picadinha

-5 cenouras amarelas (barôa) médias picadas em três partes

-3 pedaços de mandioca picados (300 gramas)

-1,5 litros de água quente

-2 folhas de louro frescas

-4 grãos de pimenta do reino bem amassados

Modo de preparo:

Coloque a panela de pressão no fogo e deixe esquentar, acrescente o óleo e o bacon. Quando o bacon estiver frito, retire e reserve-o, mantenha o fogo aceso no alto e vá selando aos poucos os pedaços da rabada (o selamento da carne é a primeira e mais importante etapa do cozimento e do assamento, pois permite que as carnes mantenham o máximo de sua suculência durante e após o preparo. Selamento é uma técnica que nos permite fechar a carne mediante uma rápida exposição das suas duas maiores áreas a uma alta temperatura.), ou seja, você frita em fogo alto, poucos pedaços rapidamente só selando e vá retirando-os até selar tudo. Reserve a rabada selada e mantenha o fogo aceso. Acrescente na panela o alho. Quando começar a dourar junte a cebola e deixe-a fritar até murchar. Acrescente o bacon, a cenoura e o corante. Misture bem. Coloque o vinho e a pimenta do reino amassada, junte a rabada já selada, misturando bem por 2 minutos até o álcool do vinho exalar.

Acrescente um pouco de sal. Coloque a água quente ate passar 4 dedos acima da rabada (para saber qual o tamanho da panela de pressão ideal e segura, divida ela em tres partes só encha ate duas partes ou seja 2/3). Tampe e quando começar a assoviar abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.

Desligue a panela e veja se a rabada já esta cozida, o tempo de cozimento pode alterar de acordo com a qualidade da carne. O Segredo é agora. Retire com uma concha todo o óleo que ficar por cima do caldo. Vá afundando-a no molho para que só retire o óleo, o caldo ficará separado por baixo. Dá para ver a divisão entre óleo e caldo. Retire aos poucos até remover todo o excesso de óleo. Acrescente os legumes e deixe cozinhar. Se precisar coloque mais um pouco de água. Prove o sal, estando a gosto é só servir!

Acompanhamentos: Arroz com açafrão e salada de rúcula com agrião e tomate cereja cortado em cruz.

Bebidas que harmonizam: Para quem chapa, uma cana da roça ou artesanal para guia ou um vinho tinto seco. Cai bem também uma cerveja artesanal stout ou Pale Ale. Já pra quem não chapa, água tônica com limão e gelo ou suco de abacaxi com hortelã. É só escolher a que mais combina com você.

Sobremesa: De sobremesa sugiro salada de frutas: "abacaxi, laranja e maçã "(para a maçã não ficar escura, depois de picada coloque-a rapidamente em uma mistura de água e limão por 5 minutos).

Musica sugerida:Álbum Atom Heart Mother Pink Floyd (Side One and Side Two) - "O disco da vaca…"

Bom apetite!!!

Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus