Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

01/09/2014 16h48

Câmaras de Monlevade e Itabira promovem encontro regional do Parlamento Jovem

Compartilhe

As Câmaras municipais de João Monlevade e Itabira promoveram mais um encontro regional entre os alunos participantes do projeto Parlamento Jovem. As duas cidades são as únicas da região que aderiram à proposta da Assembleia Legislativa, em parceria com a PUC Minas.  O encontro ocorreu na sede do Legislativo, em Itabira, no último dia 28, já que encontro semelhante ocorreu na Câmara de João Monlevade no primeiro semestre.

O encontro, organizado pela coordenação do PJ em Itabira, teve como tema ‘Qualidade de vida do idoso’. Foram convidados ainda estudantes do ensino médio da rede pública daquela cidade. Como palestrantes do tema estavam a diretora de Apoio à Criança e ao Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Natércia Aguiar; o professor da Unifei-Itabira e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcio Lage; o diretor do projeto Vida Ativa, Vanderci Santos e o membro do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer. O encontro contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Itabira, Rodrigo Assis Diguerê (PV).

O presidente do Legislativo monlevadense, Guilherme Nasser (PSDB), não pôde comparecer, pois no mesmo dia foi feita a celebração de posse dos participantes do projeto Câmara Mirim, em Monlevade. Contudo, encaminhou uma mensagem aos jovens parlamentares, ressaltando o orgulho de João Monlevade ser polo de uma discussão tão atual. Nasser ressaltou ainda a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas duas cidades, e parabenizou todos os envolvidos. As palavras de Nasser foram reforçadas por Rodrigo Diguerê, que destacou a mobilização dos jovens participantes.

Durante toda manhã, os jovens ocuparam o Plenário da Câmara de Itabira e discutiram, junto aos palestrantes, a realidade dos idosos na sociedade. Já na parte da tarde, os alunos e os coordenadores das duas cidades participaram de uma capacitação ministrada pela Assembleia Legislativa, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.   

Plenária Regional

A Plenária Regional do projeto ocorrerá no próximo dia 12, na Câmara de João Monlevade, por ser polo regional.  As seis propostas do PJ Monlevadense serão debatidas com as seis propostas do PJ de Itabira. Das doze, os jovens escolherão quatro, que serão defendidas por Monlevade e Itabira na etapa estadual, que ocorrerá em outubro.

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus