Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/08/2014 14h19

Evento realizado em São Gonçalo debate vida e obra de Francisco Vieira Servas

Artista que viveu no médio Piracicaba é um dos principais nomes do barroco mineiro

Compartilhe

A riqueza artística do Barroco em Minas Gerais é indiscutível. O que poucos sabem é que um de seus principais protagonistas, o escultor e entalhador português Francisco Vieira Servas, no final do século XVIII, escolheu aregião do Médio Rio Piracicaba para viver e deixar o seu legado.

Forjado por mãos brasileiras, africanas e europeias, o barroco mineiro tem Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, como seu nome de maior expressão. Francisco Vieira Servas, contemporâneo do artista, teve grande importância, principalmente a partir de 1770, época áurea do barroco mineiro.

Com intuito evidenciar vida e obra de Vieira Servas e também promover e valorizar a identidade histórica e cultural, o patrimônio e a diversidade das expressões artísticas do Médio Rio Piracicaba, a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI) e com a Universidade Federal de Itajubá,vem desenvolvendo o Circuito Cultural Vieira Servas.

Nesta sexta-feira, dia 8, mais uma importante ação do Circuito será realizada, o II Seminário Circuito Cultural Vieira Servas. Aberto ao público, o evento pretende renovar o debate e a reflexão sobre o Patrimônio Histórico Cultural da Região do Médio Rio Piracicaba, a partir do legado de Servas. Ainda, durante o seminário, serão lançados o livro As Geraes de Servas: Circuito Cultural Vieira Servas e o site do Circuito.

Serviço

II Seminário Circuito Cultural Vieira Servas

Data: 8 de agosto de 2014. 

Horário:de 8h30 às 17h30

Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo - Rua Henriqueta Rubim, s/n, Centro. São Gonçalo do Rio Abaixo/MG

Contato para mais informações:

João Vitor Dias (Prefeitura de São Gonçalo de Rio Abaixo) - 31 3820-1903

Eduardo Quaresma (AMEPI) - 31 3852-1541

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus