06/08/2014 14h19
Artista que viveu no médio Piracicaba é um dos principais nomes do barroco mineiro
A riqueza artística do Barroco em Minas Gerais é indiscutível. O que poucos sabem é que um de seus principais protagonistas, o escultor e entalhador português Francisco Vieira Servas, no final do século XVIII, escolheu aregião do Médio Rio Piracicaba para viver e deixar o seu legado.
Forjado por mãos brasileiras, africanas e europeias, o barroco mineiro tem Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, como seu nome de maior expressão. Francisco Vieira Servas, contemporâneo do artista, teve grande importância, principalmente a partir de 1770, época áurea do barroco mineiro.
Com intuito evidenciar vida e obra de Vieira Servas e também promover e valorizar a identidade histórica e cultural, o patrimônio e a diversidade das expressões artísticas do Médio Rio Piracicaba, a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI) e com a Universidade Federal de Itajubá,vem desenvolvendo o Circuito Cultural Vieira Servas.
Nesta sexta-feira, dia 8, mais uma importante ação do Circuito será realizada, o II Seminário Circuito Cultural Vieira Servas. Aberto ao público, o evento pretende renovar o debate e a reflexão sobre o Patrimônio Histórico Cultural da Região do Médio Rio Piracicaba, a partir do legado de Servas. Ainda, durante o seminário, serão lançados o livro As Geraes de Servas: Circuito Cultural Vieira Servas e o site do Circuito.
Serviço
II Seminário Circuito Cultural Vieira Servas
Data: 8 de agosto de 2014.
Horário:de 8h30 às 17h30
Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo - Rua Henriqueta Rubim, s/n, Centro. São Gonçalo do Rio Abaixo/MG
Contato para mais informações:
João Vitor Dias (Prefeitura de São Gonçalo de Rio Abaixo) - 31 3820-1903
Eduardo Quaresma (AMEPI) - 31 3852-1541
Leia também
11h53
Casa de Cultura lança Edital de Credenciamento de Artistas
11h53
Casa de Cultura lança Edital de Credenciamento de Artistas
11h48
Polo Médio Piracicaba realiza Plenária Regional do Parlamento Jovem Minas 2022
20h52
Centro Cultural de São Gonçalo terá sessões de cinema com viés empreendedor
13h35
Setor cultural bate vários recordes em João Monlevade