Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/06/2014 17h18

Câmara e Acimon discutem parceria com empresas juniores da UEMG

Compartilhe

Representantes das empresas juniores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaEnge/Uemg), campus Monlevade, se reuniram com o presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB), os vereadores Djalma Bastos (PSD) e Leles Pontes (PRB), da Comissão de Educação do Legislativo, e com o gerente da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon), Iarlei Quintão, para apresentarem uma proposta de parceria do município com os projetos de extensão da universidade. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 26.

Participaram da reunião as estudantes Camila Ribeiro e Jéssica Berto, da empresa júnior Metal Minas; João Paulo Rodrigues, da Pilar Engenharia Jr. e ainda Natália Tavares, da Sênior Consultoria Ambiental. Nasser fez a abertura da reunião, reforçando esta proposta de ajuda mútua. Segundo ele, Monlevade se destaca por ter os setores de comércio e indústria fortes e consolidados. “Paralelo a isto, são formados grandes profissionais a partir das instituições de ensino que aqui se instalaram. Por isto, é preciso um planejamento para usarmos de forma mais objetiva e proveitosa o conhecimento destes estudantes”, disse Guilherme, que ainda destacou: “A proposta é uma via de mão dupla: enquanto os alunos tem a chance de demonstrar seus conhecimentos, a cidade e a classe empresarial ganham com projetos inovadores, que irão impulsionar nosso desenvolvimento a um custo mais acessível”, declarou.

Durante a reunião, cada empresa pôde apresentar seu ramo de atuação e os serviços oferecidos por elas. Iarlei então reforçou que é importante dar prosseguimento a isto, para que a Acimon possa estudar a proposta e adequá-la à realidade municipal. “Parabenizo aqui o presidente da Câmara e demais vereadores por esta iniciativa de buscar contatos e fazer pontes entre as áreas envolvidas. Temos uma demanda que pode sim ser atendida por meio dessas empresas”, disse. Djalma Bastos e Leles Pontes reforçaram o apoio do Legislativo nesta questão e se colocaram à disposição para ajudar no que for preciso. A estudante Camila Ribeiro agradeceu a atenção dada tanto pela Câmara quanto pela Acimon. “A partir daqui poderemos estudar quais as demandas da classe comercial e industrial da cidade, e nos adequarmos a isto” declarou.

Ficou acordada a realização de uma reunião com o prefeito Teófilo Torres (PSDB) e sua equipe, para apresentar a questão e inserir o Executivo como parceiro desta iniciativa.

Estudos de propostas de outras instituições de ensino

Apesar desta iniciativa ter se dado a partir de reunião com os representantes da Uemg, Guilherme destacou que a intenção do Legislativo é intermediar esta parceria com os projetos de extensão de outras instituições de ensino da cidade.  “Queremos conhecer as propostas das universidades. A intenção é que a exemplo da Uemg, os alunos procurem a Câmara para debater a aplicação de seus projetos em áreas da cidade. Esta é uma parceria cujo objetivo é o desenvolvimento dos alunos e em especial, de João Monlevade como um todo”, relatou Nasser, que completou. “Os universitários correspondem a 4,5% da população, ou seja, nossa cidade é pólo educacional. Devemos sim estudar formas de melhor aproveitamento do conhecimento destes estudantes“, disse.

Histórico

No primeiro encontro, que aconteceu na última semana, além de Guilherme e dos representantes da empresa, participou também o ex-presidente do Diretório Acadêmico Integração, Darlan Coelho. Na oportunidade, os acadêmicos solicitaram a intervenção do presidente da Câmara para avançar nesta questão. Segundo eles, muitos projetos das empresas podem ser mais bem aproveitados no município. Nasser então intermediou esta reunião com a Acimon, para dar início à parceria com a classe comercial e, posteriormente, com o Executivo.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus