Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/06/2014 15h10

Ônibus transportando holandeses estraga na BR-381

Compartilhe

O Ônibus Laranja Holandês (Dutch Orange Bus), que veio da Holanda para o Brasil de navio, estragou na noite desse domingo na BR-381 em Betim, na Grande BH. Os holandeses seguiam de Salvador (BA) para São Paulo (SP), com destino final em Porto Alegre (RS) onde a seleção enfrenta a Austrália no dia 18, às 13h. 

A turma de torcedores animados segue a seleção holandesa por todos os cantos. O ônibus é famoso pela Europa porque acompanha os jogos desde 2004. Os fanáticos já estiveram na Eurocopa, em Portugal, na Copa do Mundo 2006, na Alemanha, novamente na Eurocopa 2008, na Áustria e Suíça, além do Mundial de 2010, na África do Sul. 

Frans Peeters, 62 anos, é motorista do Ônibus Laranja desde 2004. Ele explicou que na noite de ontem, por volta de 19:00, o veículo apresentou defeito perto do Bairro Jardim Teresópolis, em Betim, por isso precisou parar na estrada. Segundo o holandês, rapidamente muitos brasileiros apareceram oferecendo ajuda e ele elogiou a amigável recepção dessas pessoas. 

Um guincho retirou o ônibus da estrada e levou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Betim. Enquanto isso, taxistas levaram os turistas para um hotel no Centro da cidade. Na manhã desta segunda, Frans Peeters levou mecânicos até o posto da polícia para analisar a situação do veículo. 

Tudo indica que o problema é no sistema que dá tração para o coletivo circular, mas ainda será necessário avaliar se precisarão importar alguma peça. Caso precise vir alguma peça do exterior, os holandeses vão seguir de avião para Porto Alegre porque não querem perder o jogo da seleção. 

Frans Peeters contou que é motorista de caminhão internacional na Europa há 40 anos. Em 2013, a empresa onde trabalhava encerrou as atividades e ele perdeu o emprego. A dedicação dele ao ônibus mais querido do país é incrível. Peeters contou que o veículo arrasta multidões quando chega aos estádios e arenas, como se fosse um trio-elétrico. Quando passaram pela Suíça, atraíram quase 150 mil pessoas com muita música e festa pelo futebol. 

O coletivo tem dois andares equipados com sistema de som, bar, chopeira e mesinhas. Os holandeses não se abateram com o problema no coletivo, ficam tristes no domingo, mas acordaram otimistas em relação ao conserto nesta segunda.Fonte:Estado de Minas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus