Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/06/2014 10h42

Gastronomia - Conversa Temperada

Bom Dia! Hoje é dia de um papo cabeça conteúdo. Gastronomia & Alquimia, uma coluna de sabores e saberes apresenta:

Compartilhe
O Poder da Cozinha
 
Quando cozinhamos por prazer, a mente se bloqueia inconscientemente. Nesse instante, só queremos ver nossa obra culinária acabada, por isso não há lugar para nenhum outro pensamento. Cozinhar pode ser um estado de relaxamento, de meditação e de autoconhecimento. Usufrua e tome posse dos poderes e benefícios deste momento. A cozinha é um código planetário que pode expressar harmonia, criatividade, felicidade, beleza, poesia, complexidade, magia, humor, provocação e cultura.
 
O Tempero das Emoções
 
Na cozinha as energias das emoções somam-se ao tempero. O ideal é que se cozinhe tranqüilo e de bem com a vida. Mas como a vida é dinâmica e imprevisível, passamos por situações que podem nos levar a ansiedade, raiva e mágoas. Até estes indesejáveis pensamentos podem ser alternados ou aproveitados na cozinha, que é um ambiente de criação e transformação constante. Nós cozinheiros somos meio masoquistas, pois a profissão é muito árdua, todos sabem. Mas passar por cima das dificuldades e superá-las, é o que faz o ser humano evoluir. Não da para transpor obstáculos se não encontrá-los pelo caminho. Um bom exemplo disso, na história, são os índios dos Andes, que eram muito mais evoluídos cientificamente e tecnologicamente do que os índios do Brasil, porque eles aprenderam superar e conviver com as adversidades e as intempéries naturais dos Andes, um ambiente muito hostil, bem diferente do Brasil tropical. O problema é como uma equação, sempre traz consigo a solução e o conhecimento. O cozinheiro é um eterno aprendiz, não existe limite de conhecimento dentro da cozinha. A gastronomia é uma ciência sem fronteiras do tamanho do Cosmos.
 
Dom, Devoção e Criatividade
 
O bom cozinheiro é cobrado como se fosse um jogador de futebol, de uma Seleção na Copa do Mundo. Em ambos os casos, o que faz a diferença é o dom, a devoção e a criatividade. Para cozinhar e jogar bem tem que ter paixão e praticar. Não é permitido erro, os resultados esperados são os melhores. Ser um bom cozinheiro é trazer alegria e prazer às pessoas. É realizar sonhos, atender grandes expectativas, criar emoções e principalmente passar uma mensagem de satisfação através do sabor, usando sempre a criatividade, que é enxergar o que os outros não vêem. 
 
Tiradas do Coronel Machado: Notícia ruim cria asa.
 
Gastronomia & Alquimia, uma pitada de cultura no seu paladar.
 
Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus