Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/06/2014 09h01

Cenibra recebe Prêmio de Desenvolvimento e Conservação Florestal

Compartilhe
Aconteceu ontem, 4, às 19 horas, no Parque Ecológico de Itabirito (MG) a solenidade de entrega do 1º Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal. Na ocasião, a Cenibra foi agraciada com o prêmio de Empresa destaque no estabelecimento de parcerias de Fomento Florestal no Estado de Minas Gerais. O Prêmio é iniciativa no Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal. 
O Programa Fomento Florestal teve in ício em 1985, tendo como parceiro o IEF e ao longo destes 30 anos, tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. A Empresa possui cerca de 1.000 produtores parceiros localizados em 89 municípios de Minas Gerais, totalizando 26.286 ha de efetivo plantio. 
A iniciativa implanta florestas comerciais em áreas não aproveitáveis para a agricultura ou para a pecuária. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, o Fomento Florestal, também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento. 
A preservação ambiental é um dos pilares do Programa e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local. Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. A estruturação de um manejo sustentável para florestas plantadas é fator estratégico para garantir o suprimento de produtos de origem florestal para a sociedade. 
As árvores plantadas são uma mat éria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. O Brasil possui 7,2 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de painéis e pisos de madeira, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa. Além de fornecer produtos ambientalmente corretos, as árvores plantadas ajudam o reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção. Os cultivos para fins industriais são realizados de acordo com princípios de manejo florestal sustentável que visam a reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos plantios e das fábricas. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus