Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

15/05/2014 15h32

Monlevade realiza ação pelo Dia Mundial sem Tabaco

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo dia 20, às 13:30, na Unidade de Saúde do Industrial, um encontro que integra o Programa “Ambiente livre do Tabaco nas Unidades de Saúde”. A ação ocorre em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31, e objetiva buscar maior adesão da população fumante às atividades desenvolvidas.

Mensalmente, reuniões são realizadas e consistem em uma abordagem simples aos pacientes para relatar como foi aquele período sem cigarro, se houve recaídas, quanto tempo estão sem fumar, depoimentos de como está sendo o processo, dificuldades, anseios, superações e etc.

No ano passado, a Administração Municipal, por meio da Estratégia de Saúde da Família – ESF, lançou o Programa de Controle do Tabagismo, implantado inicialmente no Centro de Saúde Industrial com 15 participantes. Desde o início do programa, sete pacientes pararam de fumar e está sendo planejada a expansão das atividades para outras UBS’s.

Os encontros são realizados às terças-feiras, no horário de 13 horas, a fim de passar as informações e conscientizar a população acerca dos malefícios causados pelo vício. São disponibilizados medicamentos às pessoas cadastradas no Programa e frequentes às reuniões, visando auxiliar no tratamento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Por isso, a Prefeitura de João Monlevade considera importante trabalhar com o combate ao tabagismo e prevenir problemas de saúde ou óbito da população.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus