Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

25/04/2014 10h12

Gastronomia: Cocota ao Molho de Rapadura - Inédita

Bom Dia! Aqui só tem receita boa. Hoje é dia de mais um prato exclusivo. Gastronomia & Alquimia, a coluna que dá um tapa na sua fome apresenta: "Panelaterapia", o seu momento gourmet para os sabores da vida!

Compartilhe
Ingredientes Cocota
 
1,5 Kg de asa de frango; 1 l de óleo de milho;  500 g de farinha de trigo; 6 dentes de alho; 1 colher (sopa) rasa de corante; 1 colher (sopa) salsinha picadinha fresca ou desidratada; 1 colher (sopa) de vinagre; Sal a gosto e 1 l de água fervente
 
Modo de preparo cocota
 
Para a receita ficar mais em conta, compre 1,5 Kg de asa de frango e separe as coxinhas do meio da asa e das pontas. Lave bem os pedaços com água corrente e reserve-os. Ferva 1 litro de água com 1 colher (sopa) de vinagre, escalde os pedaços por 2 minutos e depois lave novamente com água fria.  Deixe escorrer bem e tempere com 6 dentes de alho bem amassados, 1 colher (sopa) de salsinha picadinha  fresca ou desidratada, 1 colher (sopa) rasa de corante, 1 colher (sopa) de manjerona e sal a gosto. Deixe marinar no mínimo 30 minutos. Separe as pontas da asa para fritar posteriormente sem empanar, como tira-gosto, bem torradinha. Para esse prato só usaremos as coxinhas e o meio das asas. Agora passe as coxinhas e os meios da asa na farinha de trigo e vá fritando por imersão em 1 litro de óleo de milho já quente. Prepare uma travessa com papel toalha ou guardanapo para colocar os pedaços fritos e absorver o excesso de óleo. Dica importante: fritar e servir imediatamente, para que os pedaços sejam degustados sequinhos e crocantes. 
 
Ingredientes molho de rapadura do Chef (exclusivo)
 
2 colheres de manteiga sem sal; 1 cebola média picada em cubinhos; 2 xícaras de rapadura raspada; 1 xícara de vinagre de maçã; 4 colheres (sopa) de mostarda; Pimenta do reino moída ou amassada na hora a gosto. 
 
Modo de preparo molho
 
Coloque em uma panela a manteiga e a cebola, leve ao fogo baixo até a cebola murchar. Depois acrescente os outros ingredientes e vá mexendo, quando adquirir uma consistência homogênea e licorosa, desligue, deixe esfriar um pouco e sirva em uma cumbuquinha ou molheira para acompanhar a cocota.
Harmonização: Sugiro uma cerveja artesanal - pilsen
Pensamento: Lutar sempre, vencer às vezes e desistir jamais!
 
Gastronomia & Alquimia, opção por qualidade e sabor. Um verdadeiro feitiço na cozinha. Aqui você encontra receitas para seduzir, conquistar e até prolongar o sabor. Uma coluna que brinca com seu paladar!
Luciano Estivalet

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus