Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/04/2014 17h10

Começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe em São Gonçalo

Compartilhe

Foi iniciada nesta terça-feira, 22, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em São Gonçalo do Rio Abaixo. A vacinação vai até 9 de maio e a mobilização nacional será no próximo sábado,26. Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha do Ministério da Saúde orienta cada público prioritário a procurar os postos de vacinação no período da mobilização.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Além deste grupo, serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A meta para o Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. O lançamento da campanha antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe. A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose, por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas.

No dia 26 de abril, o atendimento será de 8 às 17 horas em todas as unidades de PSF urbanas e rurais. Durante a semana os públicos alvos também serão vacinados de 8 às 17 horas em todas as unidades de saúde do município.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus