Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

11/04/2014 09h59

Catas Altas: Instituto Cenibra firma parceria com comunidade produtora de Cervejas Artesanais

Compartilhe
O Instituto Cenibra mais uma vez apoia o Projeto Pólo Serra do Caraça de Cervejas Artesanais, para qualificação e especialização de produtores de cerveja artesanal em Catas Altas. A iniciativa é realizada pela Terra Mineira, em parceria com a iniciativa privada e administração municipal. 
O apoio do Instituto ajudará em várias ações necessárias para incentivar a produção de cervejas artesanais na região da Serra do Caraça. Dentre elas estão aquisição de equipamentos para maturação e envasamento de cervejas, realização de brassagens em conjunto na escola piloto Terra Mineira, curso de harmonização de cervejas com pratos especiais, benchmarking, curso intensivo de produção de cervejas com duração de 10 dias (ocorrido em 2012 e 2013), curso de formação de Beersommelier, realização em maio do Evento Serra do Caraça Beer Fest 2014 e integração com o setor cervejeiro a nível nacional, com a participação no Brasil Brau - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja.  
 
Destino turístico 
O Pólo Serra do Caraça foi desenvolvido em 2011 e iniciou suas atividades em 2012, e nesse mesmo ano recebeu o apoio do Instituto Cenibra. As ações alcançaram as metas planejadas e obtiveram sucesso de público e organização no 1º Serra do Caraça Beer Fest. O projeto Pólo Serra do Caraça de Cervejas Artesanais tem como objetivo capacitar e formar pequenos fabricantes de cervejas caseiras na região da Serra do Caraça e também mostrar o melhor das cervejas artesanais produzidas em Minas Gerais. 
Conhecida pelas belezas Históricas e Naturais a região da Serra do Caraça já desperta interesses em visitantes de várias partes do Brasil e do exterior. Com o apoio ao Projeto Pólo Serra do Caraça de Cervejas Artesanais, será possível agregar um novo valor motivador cultural para que a região da Serra do Caraça consiga se tornar um destino turístico brasileiro.   
Com a realização da Copa do Mundo, sendo Belo Horizonte uma das cidades sede, a região da serra do Caraça, a aproximadamente 110 km da capital mineira, tem que se preparar para ser uma referência de entretenimento, cultura e lazer do estado de Minas Gerais. Segundo dados da realização da Copa do Mundo de Futebol na Alemanha em 2006, uma das mais expressivas vontades de turistas que se deslocaram até o país do evento foi o desejo de experimentar as cervejas artesanais em pequenas cidades do interior da Alemanha, e com o apoio do Instituto Cenibra, o projeto poderá explorar essa forma de atração turística para o desenvolvimento da comunidade.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus