Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/03/2014 16h28

Bolsa Idioma vai beneficiar 200 estudantes em São Gonçalo

Compartilhe

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo concederá bolsas de estudo de língua estrangeira a 200 estudantes. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 13/2014 que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade.

O projeto é de autoria do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho e prevê que 85% das bolsas (170 vagas) sejam destinadas, exclusivamente, a alunos da rede pública municipal e estadual de ensino. A iniciativa beneficiará alunos que estejam cursando do 5º ano do ensino fundamental I ao 3º ano do ensino médio, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do 1º período do Ensino Fundamental II.

Os alunos das escolas estaduais e municipais já foram selecionados pela Secretaria de Educação, de acordo com o número de estudantes e turmas de cada unidade escolar. A relação dos selecionados está disponível nas escolas.

A seletiva seguiu os seguintes critérios: alunos matriculados em 2014, alunos com freqüência mínima de 80% no ano de 2013, alunos com maior rendimento escolar no ano de 2013, alunos beneficiados com o programa Bolsa Família e alunos com a menor renda per capta.

Os outros 15% (30 vagas) serão ofertadas à população em geral, desde que o interessado seja residente em São Gonçalo há no mínimo três anos, possua renda per capta familiar de até um salário mínimo e seja aprovado em teste de conhecimentos da língua inglesa, que será aplicado em data a ser definida.

A bolsa custeará as despesas com mensalidade e material didático para todos os selecionados. O projeto de lei também prevê que o número de bolsas poderá ser ampliado em até 50%, de acordo com o interesse público.

O prefeito Antônio Carlos acredita que o Bolsa Idioma proporcionará melhor desempenho dos estudantes são-gonçalenses em vestibulares, e, especialmente, no mercado de trabalho, onde possuir uma segunda língua pode ser determinante.

Aulas

Inicialmente, o Bolsa Idioma ofertará aulas de inglês através da escola Number One, na rua Augusto Pessoa, nº 313, Centro. As aulas para os bolsistas das escolas já selecionados começam no dia 7 de abril e os alunos devem comparecer na sede da escola para realizar matrículas, entre dos dias 31 de março a 4 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Já o início das aulas para os moradores (15 % das vagas restantes) ainda será definido.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus