Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/03/2014 15h11

Museu do tropeiro comemora 11 anos

Compartilhe

Ipoema e o grupo Meninos de Minas encerraram as atividades em frente ao museu.  As comemorações do 11º aniversário do Museu do Tropeiro, na sexta-feira (28) e no sábado (29), promovidas pela Prefeitura de Itabira, levaram cerca de 20 mil pessoas ao distrito de Ipoema. Comitivas de cavaleiros de várias cidades participaram da festa e na chegada das tropas havia 1.850 animais. Os cavaleiros e amazonas foram recebidos na fazenda de Ênio Lage onde foi servido feijão tropeiro completo – prato típico das tropas desde o século XVII.

Após o almoço, os cavaleiros passaram em frente ao Museu do Tropeiro para a tradicional bênção, com aspersão de água benta feita com ramalhetes de ervas medicinais da região. O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, recepcionou as tropas. Um dos pontos altos foi o momento em que o Touro Celebridade, de propriedade de Elias Campolar, fez uma exibição que emocionou os católicos presentes.  O touro se movimentou, ajoelhado, em direção à uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e permaneceu por alguns minutos, fitando a imagem. O Coral das Lavadeiras de

 A parte musical da festa foi no campo do Aliança, onde uma estrutura diferente em relação aos anos anteriores foi montada – palcos e barracas diferenciados foram elogiados pelos presentes. Fabrício Di Paula fez o show de abertura. O show mais aguardado da noite, do violeiro Almir Sater arrancou aplausos e a multidão fez coro com ele em várias canções como “Chalana” e “Tocando em frente”. O sertanejo Fabiano Lima encerrou o evento.

 

Infraestrutura

Para garantir mais comodidade aos visitantes, a Prefeitura contatou fazendeiros, e formou uma parceria com eles para abrir mais estacionamentos nas proximidades de Ipoema. Desta parceria, ao menos dois novos estacionamentos garantiram mais segurança aos visitantes.

O primeiro estacionamento acomodou grande parte dos veículos vindos de Itabira. Logo na entrada do distrito foi preparada uma área que abrigou quase 600 veículos. A terraplanagem foi executada por máquinas da Prefeitura. “Um exemplo de parceria público-privada, com foco na segurança, bem-estar e comodidade das centenas de turistas que prestigiaram a festa”, avaliou o administrador distrital Luiz Carlos de Souza. Outros quatro estacionamentos acomodaram os veículos.

Nas proximidades do campo do Aliança, onde ocorreu o show de Almir Sater, a Prefeitura asfaltou a rua Alvina Soares Azevedo e reconstruiu o asfalto de toda a extensão da rua Domingos Araújo. A área de acesso ao campo, em frente ao ginásio poliesportivo, foi totalmente pavimentada com bloquetes. A Prefeitura também executou redes de água pluvial e esgoto na área próxima ao campo. Ao lado, foi feita terraplanagem e instalados os banheiros químicos.

“No ano passado os banheiros ficaram longe, o acesso das pessoas foi difícil. Este ano, com mais espaço, foi possível instá-los num local de melhor acesso e oferecer mais comodidade para todos”, explicou Luiz Carlos.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, todas as intervenções tiveram o único objetivo: “fazer desta festa, que já se tornou uma tradição para todos nós, a maior e melhor expressão da arte e da cultura. E para isso, é preciso oferecer comodidade e segurança para os milhares de turistas que vão a Ipoema prestigiar a festa. Entendemos que existem muitos detalhes que podem ser melhorados, mas nossos esforços são para que a festa fique melhor a cada ano”, disse o prefeito. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus