Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

28/03/2014 09h28

Projeto Qualificar é inaugurado com promessa de transformar São Gonçalo em Polo de Costura

Compartilhe
Mulheres são-gonçalenses recebem cursos de vestuário e moda através do projeto Qualificar. As aulas começaram esta semana, na terça-feira, 25, e a iniciativa pretende transformar São Gonçalo do Rio Abaixo em polo de costura. 
O Qualificar é uma extensão do curso de corte e costura promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Até então, era possível ofertar 20 vagas. 
O antigo curso de corte e costura deu certo e o Qualificar surgiu para ampliar o número de vagas. O projeto funciona em espaço amplo, na rua São Vicente, 82, bairro Fonte do Mato (ao lado da Caixa) e conta com 40 alunas. 
O serviço é orientado pela educadora social Elza de Sena Cunha (dona Elza) quem acumula 30 anos de experiência no ramo de costura. A metodologia é pautada pela qualidade do sistema S (Senac), com aulas teóricas e práticas. Inicialmente, as alunas ingressam no curso de costureiro básico com carga horária de 60 horas. As aulas continuam com opções de cursos específicos como o de técnica de corte, moldista, calceiro, camiseiro, modelagem, peças íntimas, e muitas outras opções.
As alunas são selecionadas com base em critérios sócio-econômicos, em geral, beneficiárias do Cras e Bolsa Família, e um dos objetivos do Qualificar é promover geração de renda. A quantidade e qualidade da mão de obra contribuirão para que São Gonçalo seja destaque no ramo. "O projeto maior não é só ensinar e sim colocar o pessoal para trabalhar. Muito em breve teremos fábricas e cooperativas, surgindo um grande polo de costura", estima Elza.
Todo o material utilizado na produção do Qualificar é doado pela Prefeitura e o apoio é elogiado por dona Elza. "Hoje várias mulheres possuem renda própria graças ao curso de corte e costura. O projeto só chegou onde chegou por causa do respeito e apoio do governo municipal", elogia.
 
Outros cursos
Em breve, o Qualificar ofertará novos cursos. Turma para confecção de ovos de páscoa está prevista para começar a partir de 1º de abril. Posteriormente, serão implantados cursos de bisqui, beleza (maquiagem, manicure e pedicure) e culinária.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus