Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

17/03/2014 18h27

Combate à dengue

Secretaria de Saúde realiza novo Liraa nesta semana

Compartilhe

 

Começou nesta segunda-feira (17) o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) em Itabira. O trabalho será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em todos os bairros e deve ser concluído na próxima sexta-feira (21). As visitas aos imóveis serão feitas por 59 Agentes de Combate a Endemias (ACEs): desses, 19 foram contratados recentemente pela Prefeitura por meio do decreto emergencial.

“O levantamento é feito por amostragem: um programa do Ministério da Saúde faz o sorteio dos bairros, quarteirões e imóveis a serem visitados”, explicou a chefe da seção de Vigilância Epidemiológica, Lumênia Souza Duarte. O primeiro Liraa deste ano aconteceu entre 06 e 10 de janeiro e registrou índice de infestação predial de 7,8%. O índice tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

A Secretaria de Saúde solicita à população que receba bem os agentes da SMS, pois as informações são necessárias para avaliação das medidas de combate à dengue adotadas pelo Município.

Em tempo

O prefeito Damon Lázaro de Sena decretou estado de emergência (Decreto nº 1.537, de 24 de janeiro de 2014) devido ao elevado índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município.

Em fevereiro, 49 ACEs cedidos pelo governo estadual auxiliaram a Prefeitura na mobilização contra a dengue em Itabira. Neste mês, a força-tarefa promovida pela Prefeitura está recolhendo entulho e lixo disponibilizados pelos moradores, além de realizar a capina das vias públicas. Os trabalhos estão acontecendo nos bairros Bálsamos, Fênix, Juca Batista, Machado e João XXIII.

A comunidade também pode fazer denúncias sobre locais onde há focos do mosquito por meio do Disque Dengue: 3839-2600.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus