Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/02/2014 09h35

Má vontade com o país e autocrítica

Compartilhe

Até alguns anos atrás, era divulgado que a medicina cubana era uma das mais avançadas do mundo. Como é que pode ter ficado ruim de uns tempos pra cá? O que piorou tanto assim pra ser tão violentamente atacada, questionada, destruída?

A copa do mundo também é outra coisa que me encuca. Desde 1950 que nós Brasileiros sonhamos com uma copa do mundo por aqui. Não éramos o país do futebol? Será que deixamos de ser? Eu é que não vou  torcer contra o Brasil só por que determinado partido está governando.

Tem gente que torce até pra cair uma bomba nuclear só pra gerar uma baita crise.

Outra coisa: vejo como positiva a vinda dos médicos cubanos ou de alhures se assim for. Se o Brasil não dá conta de atender nos cafundós, por que não trazer os médicos de um país que até pouco tempo atrás tinha uma das medicinas mais avançadas? Mas agora estão falando que a medicina é atrasada e que os médicos são escravos.

E as fotos de Havana? Pegam fotos de prédios em ruinas e divulgam como se o país inteiro estivesse no mesmo estado.

Deve estar sendo muito triste para os cubanos assistir tv e ver como estão tratando seu país, como uma pátria miserável.

Os opositores insistem que socialismo e comunismo deram errado pra todo lado.

E o que dizer da China? É um país comunista e capitalista ao mesmo tempo. Comunista pra dentro e capitalista pra fora.

Aliás, considero os termos capitalista e comunista inadequados para nomear os grupos antagônicos. Mais correto seria liberalismo e comunismo. Capitalistas todos são. Até a Coréia do Norte.

Há no país um levante burguês, essa é a realidade.  E não me excluo dessa burguesia.

A maioria dos que estão lendo esse texto pertence a burguesia.

Esse governo não é mesmo direcionado pra nós.

Nos governos passados os priorizados eram os ricaços e no atual governo são  as classes mais baixas. Por isso tanta revolta dos nossos afins. A classe média leva ferro de qualquer jeito.

Mas voltando a má vontade com o país, acho que de certa forma o PT e o governo tem parcela de culpa. A Dilma não tem o talento que o Lula tinha para a comunicação. Deixa muitas perguntas sem respostas por temor de cometer erros de marketing. Ficam lacunas que os opositores acabam preenchendo com suas versões.

Posso citar 3 críticas pontuais que faço.

Uma delas com relação ao Porto de Cuba. Já debati com muita gente, já li matéria de vários experts, mas nenhuma me convenceu. Pra mim não existe justificativa para tamanho investimento num país parceiro, enquanto as obras de infra-estrutura no Brasil capengam.

O segundo ponto diz respeito a nossa BR 381, tantas vezes prometida e adiada. Considero um desrespeito para com o povo mineiro e considero lamentável a atuação pífia dos políticos votados na região. Os petistas então, deveriam se pronunciar e se calam. E sinto falta de mais transparência, mais satisfação ao povo com relação a algumas obras como a transposição do São Francisco, que não foi devidamente explicada.Falta autocrítica. Falta admitir o que deu errado, explicar por que deu errado, por que dos adiamentos, sem medo de ser humano.

Os marqueteiros parecem ainda usar aqueles manuais do tipo “a arte da guerra”, que ensinam que um líder não deve demonstrar fraqueza. Vejo muita, mas muita gente boa mesmo, que mesmo não sendo petistas, estão se sentindo excluídos, ignorados, sem vez no território demarcado pelo partido.

O descolamento tem aumentado significativamente e tem muitos que antes tinham certeza e hoje se encontram no limbo, sem se sentirem pertencentes ou protagonistas do atual arranjo.

Daqui a pouco virão negociações via direções partidárias e certamente vai rolar muita grana. Mas isso não garante o domínio das consciências.  

Eu, ingênuo que sou, desinformado que sou, burro que sou, recomendo mais humildade.

A arrogância e a presunção da verdade nada agregam, muito pelo contrário.  

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus