Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/02/2014 19h11

Saúde intensifica ações de combate à dengue em São Gonçalo

Compartilhe

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promove o Programa de Combate à Dengue para intensificar ações no controle ao mosquito transmissor da doença. O programa consiste em ampliar visitas nas residências e reforçar sinal de alerta à população sobre a gravidade da doença que pode causar mortes.

A coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Elaine Cristina Gonçalves Fagundes, observa que entre os meses de novembro e maio, historicamente, observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis.

Temperaturas elevadas e nível de chuvas aumentado podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes Aegypti, por isso, a importância do permanente estado de alerta.

As últimas visitas domiciliares realizadas em vários pontos do município apontam que grande parte da população deixou de preocupar e cuidar dos seus domicílios. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam crescimento no índice de Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos encontrando larvas positivas para o mosquito transmissor da dengue em praticamente todos os bairros da cidade”, alerta Elaine.

 

Focos

Visitas da equipe de Vigilância Epidemiológica permitiram mapear os bairros da cidade com maior incidência de focos criadouros do mosquito. Moradores devem redobrar a atenção para evitar entulhos que possam acumular água parada.

No bairro Guanabara foi registrado cerca de 10 focos (em algumas casas foram encontradas 26 larvas positivas para o mosquito da dengue). Os bairros Fonte do Mato e Vale do Sol apresentam 15 focos e em algumas residências foram constatadas 35 larvas positivas.

Também foram encontrados focos nos bairros Santa Catarina, Catungui, Cidade Universitária, Santana (5), Niterói (6), Recreio (5), Centro (5), Patrimônio (5), Ponte Coronel (10).

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus