Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/02/2014 18h00

Prefeitura promove atividades orientadas para comunidade escolar

Compartilhe

Nesta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Itabira promoveu uma mobilização intersetorial para a comunidade escolar na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, no bairro Santa Marta, com o tema “Para a educação melhorar todos devem participar”.

Durante todo o dia, diversas atividades culturais, sociais e esportivas foram desenvolvidas por pais e alunos. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e contou com o apoio das secretarias municipais de Ação Social, Saúde, Esportes e Lazer e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que formam o “grupo social” do governo municipal.

No período da manhã, as crianças puderam participar de oficinas como confecção de brinquedos de balão, contação de estórias, percussão e pintura de rosto. Além disso, houve apresentações circenses e pula-pula. A Secretaria de Saúde levou uma equipe para conscientizar os alunos sobre a escovação dos dentes e prevenção à Dengue. Na biblioteca, os pais assistiram ao filme “Confissões de Adolescentes”.

As atividades desenvolvidas no período da tarde foram voltadas para os jovens e adolescentes. Oficinas de pintura corporal, percussão e dança circular contaram com a presença de muitos alunos. A dinâmica de fortalecimento de vínculo, desenvolvida por uma equipe da Secretaria municipal de Ação Social, aconteceu nos dois períodos e contou com a presença da secretária municipal Valquíria Pascoal de Souza Duarte. “Nessa oficina vamos conseguir perceber qual é a projeção que essas crianças e jovens fazem para o futuro, por meio da livre manifestação. Assim, podemos nos orientar para a tomada de novas medidas públicas, com base nas necessidades do indivíduo”, disse Valquíria Duarte.

A ideia da mobilização intersetorial é promover a participação e o compromisso de toda a comunidade com a educação. Para a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, disseminar informação, promover a integração, possibilitar outras formas de interação dentro do espaço escolar são objetivos da ação. “Tudo isso está ancorado na ideia de que a educação é sempre integral. Não pensamos apenas na educação escolarizada, enciclopédica. Pensamos na educação como um todo, no desenvolvimento integral do indivíduo. A cultura, o comportamento social, a integração com outras situações e a formação do indivíduo para a sociedade são nossas expectativas.”, afirmou a secretária municipal.

Esta é a segunda vez que a mobilização acontece na escola. A primeira foi em agosto do ano passado. Segundo Luciane Santos, o governo municipal pretende ampliar o projeto para as várias escolas da rede, principalmente aquelas com maiores necessidades de atividades culturais, esportivas e de oportunidades diferentes. “Com esta atividade, buscamos que o aluno recompreenda o espaço escolar. Esperamos que nossos estudantes possam entender a escola como um espaço onde eles possam construir, passar por diversas experiências que não estejam ligadas exclusivamente aos livros e cadernos. Que eles possam entender a escola como um ambiente de educação. Hoje, mostramos aos alunos a escola que queremos construir: mais dinâmica e aberta para outras oportunidades culturais”, concluiu.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus