Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/01/2014 23h22

F Imagens: dirigida por João Freitas, trabalho estréia no Bom Dia Online

Compartilhe

A F Imagens, empresa especializada em produções audiovisuais coordenada por João Freitas, acaba de fechar uma parceria com o Bom Dia – O Diário do Médio Piracicaba e estará gerando conteúdo áudio-visual para o novo portal do jornal, o Bom Dia Online.

Além de estar apresentando os trabalhos desenvolvidos, a F Imagens estará também mostrando os valores da região para os quatro cantos do mundo, isso sem contar que João Freitas estará escrevendo sobre os temas que são o motivo de seu trabalho – música, cultura e arte.

Com essa parceria a região ganha mais um canal de divulgação da cultura mineira e brasileira.

F Imagens

A F Imagens iniciou seus trabalhos em 2010, quando João Freitas esteve residindo no Rio de Janeiro.  Naquela época João Freitas iniciou gravações de vídeos para web de canções que desenvolvia com alguns artistas cariocas. Entretanto, até aquele momento não havia ainda uma assinatura para os trabalhos desenvolvidos, a não ser o próprio nome, daí nascia a F Imagens para assinar os trabalhos.

Com a volta para Minas Gerais no final de 2011 foi dado continuidade aos trabalhos de forma mais amena. Já em 2012  a F Imagens começou a produzir um disco do musico carioca Letto, quando no mesmo ano foi lançado o álbum "Daquelas que não canto mais", (que está disponível no www.soundcloud.com/lettooficial) pra quem quiser baixar, comentar e ouvir.

Após esse trabalho a necessidade de expandir a forma de trabalhar a arte ficou explícita: “a partir daí eu passei a notar que a música estava também em outras artes além da mesma, existia em arquitetura, urbanismo, paisagens, em diálogos de pessoas desconhecidas. Isso me fez abrir a mente para trabalhar o audiovisual de forma mais simples, inimista e as vezes abstrata, para aproximar o artista e o público”, conta João Freitas.

Já em janeiro de 2013, iniciaram-se produções, com assinatura da F Imagens, sendo um dos primeiros videoclipes lançados o do músico Markus Câmara, com a canção Ultimo Ato (Caudas dos cometas) que logo depois veio a lançar o primeiro álbum "Cidade baixa".

“Eu estava cercado de bons artistas, por exemplo o Bruno Guimarães, fotógrafo e o Bebeto Guimaraes, Cinegrafista, eles me influenciaram indiretamente ao fazermos uma parceria em alguns trabalhos, passei a notar a forma que eles trabalhavam e isso me ajudou bastante no momento de composição dos vídeos e com os músicos não foi diferente, pois dou aula na Escola de Música Daniel Bahia, convivo com bons músicos praticamente o dia inteiro, esses também influenciaram pela diversidade na hora de seguir um rumo com as produções de áudio e vídeo. Na verdade estou quase sempre cercado por músicos, fotógrafos, cinegrafistas, desenhistas e até alguns atores”, relata descontraidamente João.

Programas

Ao decorrer deste tempo João Freitas criou um projeto que se chama Desplugado, que é nada mais que o artista tocando sua canção na forma em que ela veio ao mundo, na maioria das vezes violão e voz.

Para ficar ainda mais inimista a gravação do Desplugado sempre é feita em alguma locação aberta.

“Gravei o Esboço, banda que faço parte, numa rua em Itabira que se chama Beco do Calvário. Gravei o Totamente Dele (MTD) na Serra da piedade, Letto no aterro do Flamengo, o Markus Câmara no boteco do Gonzaga, e por ai vai, todas de forma bem natural, simples, muito simples”, destaca.

No dia 1º de Dezembro foi lançado um álbum (compacto) com 14 canções de vários artistas diferentes, e todas elas autorais, que é praticamente um dos carros chefes da F Imagens.

Logo depois começou o segundo programa, o De Casa, que é quase um couvert do Desplugado, no entanto ainda mais inimista, pois o artista convida para ir a sua casa, para apresentar um trabalho próprio ou alguma releitura de uma bela canção. Esse trabalho está em sua edição 4.

E o terceiro e último programa até então veio logo depois que André Freitas, irmão de João, iniciou seu studio de gravação (Studio 1/4) onde esta sendo feito um trabalho sério e de um bom potencial, onde já foi gravado vários artistas, como: Cila Cordelli, Dizarm, Markus Câmara, Daniel Bahia, Letto, Le Trools, Ronivaldo Magalhães, Sétimo Sinal, Esboço, Chosen, Dexter, Rose in black, Renann Mendes, Isabela Leles entre outros.

O programa em parceria com Studio 1/4 Convida, que ainda está na 1ª edição,  segue e esta sendo preparado as próximas edições.

Para 2014 além de continuar com os programas da F Imagens, João Freitas e André Freitas irão disponibilizar, gratuitamente, alguns discos e varias músicas gravadas por vários artistas, com todas essas mídias anexadas nas paginas virtuais, Facebook, Dropbox, Soundcloud (www.soundcloud.com/fimagens), Mediafire, 4Shared, para acesso a todo acervo artístico lançado pela F Imagens.

Entretanto, os irmãos querem deixar de ser tão virtual (lançamentos e gravações) e fazer com que seja mais físico, com mais pessoas "de fora" envolvidas: “pois assim acreditamos numa possibilidade maior de um resultado ainda mais satisfatório para levar a arte em todos os lugares”, concluiu João Freitas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus